22/09/2009 21:58:00
A Câmara Municipal realizou, na noite desta terça-feira (22), sessão mista em comemoração ao Dia do Contador. A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Gilzete Moreira (PSB) e contou com a presença de contadores e estudantes dos cursos de Ciências Contábeis das faculdades em Vitória da Conquista. Moreira destacou a importância da realização da sessão e fez um breve histórico da instituição da profissão do contabilista.
Regulamentada pelo decreto 9.295 de 1946, a profissão de contador tem suas atribuições definidas pela resolução 560, de 1983, do Conselho Federal de Contabilidade. Para a prática de sua atividade profissional, o contador necessita ter formação cultural sólida e diversificada, pois os pareceres, relatórios e as demonstrações contábeis realizadas sob sua responsabilidade são elementos indispensáveis à orientação e fundamentação de decisões tomadas pelos dirigentes de empresas tanto públicas como privadas.
A data de 22 de setembro foi escolhida como a de comemoração do Dia do Contador por ser ela a mesma dedicada a Mateus, um apóstolo de Jesus, que antes de se dedicar à evangelização, exercia a atividade de publicano (cobrador de rendimentos público). No Brasil, a seleção da data marca também a criação, em 1945, do curso de Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Minas Gerais, um dos primeiros cursos superiores em contabilidade instalados no Brasil.
Para o vereador Gilzete Moreira, o exercício da profissão exige conhecimentos nos campos de planejamento, coordenação, controle, análise e interpretação das informações econômico-financeiras e patrimoniais. “O papel do contador gerencial sofreu profunda transformação, pois um número crescente desses profissionais se dedica quase integralmente à consultoria interna ou análise de negócios, dentro de suas próprias empresas, terceirizando seus trabalhos”, afirmou.
O parlamentar ressaltou que o avanço da informática também tem liberado os contadores gerenciais dos trabalhos rotineiros de contabilidade, razão pela qual eles podem disponibilizar mais tempo para os relatórios, análise e interpretação das informações do mercado. Segundo Silveira, a maioria deles deixou o isolamento para atuar dentro dos departamentos operacionais, interagindo com os demais segmentos comerciais, administrativos e financeiros, e participando das decisões finais que nortearão as atividades da empresa.
“Estou feliz porque com muita luta consegui me formar em Contabilidade”, disse Moreira, ressaltando o incentivo que recebeu de Dr. Jesiel. O parlamentar também destacou a importância de Walter Cunha em sua formação profissional. “Minha família também foi muito importante. Sem eles, seria muito difícil caminhar. Sem uma família forte, não chegamos em lugar nenhum”, declarou, agradecendo a presença dos contadores e incentivando os estudantes de Ciências Contábeis a continuarem na caminhada em se formar contabilistas.
Ainda em seu discurso, Moreira ressaltou que a ética deve ser característica fundamental para o exercício da profissão de contabilista. Prestou homenagem ao contador e ex-deputado Clóvis Flores, aos contadores Elionice Ferraz de Souza Cardoso e João Paulo Pinheiro Silva; aos professores Edgar Larry e Raimundo Viana e ao aluno do curso de Ciências Contábeis da UESB, Cícero Nere de Andrade Neto.
O presidente da Câmara, Gildásio Silveira (PT), destacou a alegria da Câmara em receber estudantes e profissionais da área contábil. Para Silveira, técnicos ou bacharéis, todos têm um papel fundamental para a sociedade em geral. Ressaltou que se trata de uma profissão que exige conhecimento, capacidade de planejamento, coordenação, controle e análise, bem como capacidade de interpretação das informações financeiras de uma empresa ou de pessoa física. Segundo o vereador, a profissão também exige “habilidade de escrita e boa oralidade e espírito de equipe”.
“Nada mais justo que deixar aqui os nossos votos de parabéns aos profissionais que, com ética, amor, competência e profissionalismo exercem esta profissão. A nossa homenagem também é feita na pessoa da senhora Nevilda Freire, servidora efetiva, responsável pela contabilidade da Câmara e, ainda, ao nosso colega, vereador Gilzete Moreira, não só pela profissão que exerce, mas pela brilhante ideia dessa sessão mista”, declarou o presidente.