20/08/2009 22:05:00
Na sessão especial que celebrou o Dia do Maçom, comemorado no dia 20 de agosto, Joselito Ferreira Soares, que representou a loja maçônica Luz e Sabedoria, afirmou que a data é importante não apenas para os maçons, mas para a história do Brasil, já que o 20 de agosto marca o início do processo de condução da independência do país. Ressaltou que a Maçonaria existe desde a Idade Antiga, em civilizações como a babilônica e egípcia, e destacou a participação maçônica na Revolução Francesa, marco histórico do processo democrático ocidental.
Diassis Mateus dos Santos, da Loja Maçônica Fraternidade Conquistense, agradeceu à Câmara pela homenagem aos maçons e ressaltou os princípios fundamentais da instituição. “A Maçonaria é a mais antiga associação que se tem registro. A força da instituição está na seleção de seus integrantes. Para ser membro da Maçonaria, o indivíduo tem que ter uma crença religiosa. Recebemos esta homenagem da Câmara com muita alegria”, declarou.
Crença em Deus é um dos principais fundamentos - O médico Argemiro Correia, representante da Loja Maçônica União e Liberdade Conquistense, reafirmou a crença em Deus, na eternidade da alma e no amor à pátria e à família – fundamentos da Maçonaria. Correia ressaltou a presença da associação em Conquista e defendeu a abertura de novas lojas maçônicas na Bahia. Argemiro Correia cobrou da Câmara ações que melhorem a qualidade de vida dos conquistenses, especialmente nas questões que envolvem a segurança pública.
Célio Guimarães, da Loja Maçônica Cavaleiros do Oriente, comentou sobre os pré-requisitos para ser aceito na Maçonaria, como apoio da família e liberdade diante da sociedade. “Não somos perfeitos. Na Maçonaria não existem professores, pois cada um é responsável por si diante da sociedade e da família”, disse.
Honra em ser maçom - Marcos Sérgio Santos Viana, da Loja Maçônica Monte Sião, afirmou que se sente honrado em ser maçom. “Estou há três anos na Maçonaria e sou orgulhoso em ser parte desta instituição tão importante”, declarou, ressaltando a importância da Maçonaria para o Brasil.
Encerrando os discursos dos convidados especiais, Árlen Lima, da Loja Maçônica Razão e Força, destacou que a Loja tem o objetivo de construir seu templo na zona oeste da cidade, especialmente no Bairro Brasil, com o objetivo de difundir a prática da filantropia. “Sem dúvida, a Maçonaria sempre influenciou e continuará influenciando os rumos da humanidade”, disse.