Imagem Serventuários da Justiça esclarecem motivo de greve

Serventuários da Justiça esclarecem motivo de greve

02/06/2010 10:00:00

Na sessão desta quarta-feira (2), Vicente Amorim Porto, que representou os serventuários da justiça em Vitória da Conquista, esclareceu os motivos da greve da categoria. Segundo Porto, a greve é uma reação “aos desmandos observados no Tribunal de Justiça da Bahia”. Lamentou o corte de gratificações dos serventuários e questionou os altos salários de uma pequena parcela de servidores.
“O Conselho Nacional de Justiça expediu liminar contra o Tribunal de Justiça da Bahia, cortando gratificações que fazem com que os salários de determinados servidores sejam altos demais”, disse, defendendo a ampliação do número de juizes em Conquista. Porto afirmou, ainda, que o Poder Judiciário da Bahia é um dos piores do Brasil e precisa passar por um processo de moralização.
A precarização das condições de trabalho também foi apontada pelo sindicalista como motivo da greve. Ao final do discurso, Porto solicitou que os vereadores acompanhem de perto o movimento grevista em Conquista. “Nossa luta não é por melhores salários, mas pela isonomia para com os servidores na Justiça baiana”, declarou.

O vereador Arlindo Rebouças (PMN), líder da bancada de oposição, afirmou que é preciso moralizar o Poder Judiciário, que sofre com o número insuficiente de servidores para atender a demanda da Bahia. Rebouças destacou as precárias condições de trabalho e manifestou apoio o movimento grevista.

Já o vereador Jean Fabrício (PCdoB), que falou em nome da bancada de situação, ressaltou que  o Judiciário descumpre as regras de moralidade e isonomia do país. “Infelizmente o Judiciário baiano foi considerado o segundo pior do Brasil”, disse, enfatizando que é preciso respeitar os direitos de todos. O parlamentar sugeriu que a Câmara aprove uma moção de repúdio ao Tribunal de Justiça da Bahia.O

vereador Alexandre Pereira (PT) também criticou a falta de isonomia entre os servidores da justiça e sugeriu que, ao invés de moção de repúdio, a Câmara deve aprovar uma moção de apoio à greve dos serventuários da justiça na Bahia. “O movimento grevista tem meu apoio”, declarou.