18/06/2009 11:45:00
Os vereadores Fernando Jacaré (PT) e Hermínio Oliveira (PDT), presidente e relator da Comissão de Proteção e Defesa do Consumidor, promoveram, nesta quarta-feira (18), reunião com o delegado chefe da Policia Federal em Vitória da Conquista, Eduardo Adolfo Assis. Os vereadores solicitaram da PF investigação sobre a possível cartelização no preço do gás de cozinha no município.
O delegado da Policia Federal, Eduardo Adolfo Assis, informou que a PF só pode atuar se houver indícios de que existe cartelização em dois ou mais estados. No caso específico de Vitória da Conquista, o inquérito será encaminhado à Policia Civil. “Recebemos o documento e vamos iniciar as investigações. Vamos encaminhar ofícios aos órgãos de controle para obtenção de mais informações. Conforme o que for apurado, tomaremos as medidas cabíveis”, afirmou.
O vereador Fernando Jacaré destacou que o preço cobrado pelo botijão de gás em Conquista é abusivo. “Nada justifica que em Anagé o gás custe R$ 28, e em Conquista tenha o preço de R$ 40. Esta situação é inadmissível. Vamos enviar documento para a Agência Nacional do Petróleo (ANP) solicitando providências quanto ao preço extorsivo”, afirmou, ressaltando a parceria que vem acontecendo entre Câmara Municipal e órgãos de defesa do consumidor.
O vereador Hermínio Oliveira destacou que, em pesquisa, a Comissão de Defesa do Consumidor constatou que o preço do gás de cozinha em municípios vizinhos é bem abaixo dos preços praticados em Conquista. “Temos indícios de cartelização e estamos solicitando uma investigação para apurar o caso, pois a população está sendo lesada pelas distribuidoras”, disse.