03/11/2009 20:35:00
Em seu discurso na sessão desta terça-feira (3), o primeiro secretário da Câmara, vereador Gilzete Moreira (PSB), destacou o requerimento que solicita a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os indícios de uma possível cartelização do preço do gás de cozinha em Vitória da Conquista.
O parlamentar reconheceu a luta da Comissão de Defesa do Consumidor para a redução dos preços do gás de cozinha, mas ressaltou que é preciso unir forças para que os preços realmente sejam reduzidos. Segundo Moreira, nos últimos três meses, o botijão de 13 quilos sofreu reajuste de mais de 40%, o que está muito acima da média da inflação no mesmo período.
Para o vereador, são evidentes os indícios de cartelização do preço do produto, o que já é indicado em pesquisas realizadas por entidades como o Movimento de Donas de Casa (MDC). Em seu discurso, Moreira fez a leitura da justificativa da implantação da CPI, enfatizando que as investigações devem ser levadas adiante para que o problema tenha uma solução que venha beneficiar a população conquistense.
“É inaceitável que o cidadão pague tão caro pelo gás. Esta Casa tem demonstrado sua luta em benefício da população. Queremos saber aonde está o erro para poder corrigi-lo”, disse o parlamentar, destacando que órgãos como Ministério Público, COMDECOM e MDC devem se unir para que os preços sejam reduzidos. “Esperamos trazer uma resposta certa para a população”, concluiu.