Imagem Vereadores querem solução imediata para falta de CEPs em Vitória da Conquista

Vereadores querem solução imediata para falta de CEPs em Vitória da Conquista

Arquivo

14/05/2009 23:11:00


O líder do governo na Câmara, vereador Fernando Jacaré (PT), destacou a importância do debate sobre a regularização do cadastramento postal em Vitória da Conquista. O parlamentar ressaltou que a Prefeitura tem desempenhado seu papel de maneira satisfatória e comemorou o anúncio da nova estruturação dos CEPs do município. “As parcerias público-privadas são importantes para a colocação de placas de identificação nos logradouros públicos”, disse, solicitando que a Comissão acompanhe o processo de regularização dos CEPs.
Já o vereador Hermínio Oliveira (PDT) afirmou que as agências dos correios ainda são insuficientes para atender as demandas da população. Oliveira cobrou a implantação de franquias dos Correios nos bairros mais afastados da cidade. “Precisamos de uma alternativa urgente para solucionar este problema”, disse o parlamentar, destacando a importância da mediação da Câmara na busca por soluções para o problema.
O vereador Gilzete Moreira (PSB) destacou a importância da prática da Lei 1.208/2004, que dispõe sobre a sinalização de ruas. Segundo a Lei, as placas de identificação de ruas e avenidas devem conter uma série de informações importantes para a população, como nome, CEP, bairro e localização geográfica. “Temos que colocar a Lei em prática”, disse Moreira, que entregou ao secretário uma cópia do texto da lei.
Para o vereador Álvaro Pithon (DEM), é importante envolver as associações de bairros na discussão sobre a regularização do cadastramento postal. O parlamentar ressaltou que desde administrações passadas vem cobrando uma fiscalização na numeração de casas e pontos comerciais. “Recentemente fiz indicações cobrando a normalização da entrega de correspondências em bairros periféricos da cidade”, afirmou Pithon.
O vereador Vivi Mendes (PT) afirmou que sua casa no Bairro Kadija, ao longo dos anos, se transformou em “agência dos Correios”, pois a população da zona rural constantemente fornece o endereço do parlamentar como referência, pois as correspondências não chegam a endereços da zona rural. O parlamentar cobrou uma solução definitiva para a falta do serviço dos Correios na zona rural.
O vereador Ademir Abreu (PT) afirmou que os bairros periféricos são os que mais sofrem pela falta de regularização dos CEPs. Abreu cobrou empenho na resolução do problema, que incomoda diretamente a vida dos cidadãos. “Precisamos de um mapa mais abrangente para poder criar alternativas de legalização da situação o mais rápido possível”, afirmou. O parlamentar sugeriu que a própria população participe da escolha de nomes das ruas.
Para o líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), o CEP é tão importante quanto o Cadastro de Pessoa Física (CPF). O parlamentar criticou os Correios pela demora em resolver o problema de cadastramento postal, citando exemplos de ruas e avenidas que não possuem o serviço.
Rebouças criticou a postura dos Correios em querer mudar os CEPs existentes em Conquista no novo modelo de cadastramento postal. Afirmou, ainda, que todas as ruas da cidade e todos os povoados da zona rural têm o direito de ter seu CEP próprio. “Os bairros da periferia são os que mais sofrem com a ausência do serviço. Espero que ainda esse ano o CEP de todas as ruas de Conquista seja criado”, disse, cobrando uma postura firme do poder público diante da situação.
O vereador Néu do Gás (PSB) lamentou a desorganização dos números das casas em determinadas ruas da cidade. O parlamentar destacou que o crescimento da cidade deve ser acompanhado de uma estrutura de organização para que todos tenham acesso aos serviços prestados pelos Correios. “A Prefeitura e os Correios devem firmar parceria para que este problema seja resolvido o mais rápido possível”, afirmou.
Segundo o vereador Luciano Gomes (PR), as Agências Comunitárias dos Correios (AGC) são fundamentais para a vida da população que mora nos distritos e povoados. Gomes lamentou o fim da oferta do serviço por determinação do Governo Lula. Para o parlamentar, é fundamental que as AGCs retornem suas atividades na zona rural, pois facilitam a vida da população do campo. O vereador salientou que já entrou em contato com deputados federais para que a portaria ministerial seja revogada e a zona rural volte a contar com as AGCs.
O líder da bancada governista, vereador Beto Gonçalves (PV), ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos Correios em Vitória da Conquista e destacou a importância de um trabalho integrado ente Correios e poder público. O parlamentar salientou as dificuldades dos moradores da região denominada Zabelê, que sofrem com a confusão no endereçamento postal. “Percebemos a boa vontade dos Correios para resolver tais problemas. Só iremos sanar as dificuldades por meio do diálogo”, afirmou.
O vereador Joel Fernandes (PTN) comemorou a notícia de que Vitória da Conquista será a próxima cidade a ter o CEP regulamentado. Fernandes lamentou a demora em se resolver a situação, destacando que a Câmara já discutiu este tema há dois anos, porém nada foi resolvido. “Esperamos que daqui há dois anos não estejamos aqui discutindo esta mesma questão”, disse, afirmando que confia na competência do gerente regional dos Correios, Nilton Guedes.
O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), destacou a importância da inauguração da nova agência dos Correios no Shopping Conquista Sul, porém lamentou a situação dos bairros periféricos e localidades rurais, que ainda sofrem com a deficiência da prestação de serviços dos Correios. “Todas as reivindicações feitas pelas comunidades de Campinhos e Simão foram atendidas pela Prefeitura ao longo dos últimos anos, mas, infelizmente, o problema dos Correios ainda não foi solucionado”, disse o parlamentar.
Para Silveira, após a gestão do gerente regional dos Correios, Nilton Guedes, muita coisa melhorou, porém a situação da zona rural ainda não teve uma solução definitiva. “Será que os Correios estão se associando ao Bradesco para se transformar em uma empresa que só visa o lucro?”, questionou o vereador.
O parlamentar criticou a postura do Ministro das Telecomunicações, ressaltando que o propósito do Governo Lula é o inverso das privatizações. Afirmou que o governo deve investir no fortalecimento das estatais, para que as mesmas prestem serviços relevantes para os brasileiros.
“Fico feliz pelo vereador Jean Fabrício ter solicitado esta sessão. Nosso enorme desafio é que, com um pouco mais de disposição dos Correios, a população possa ter a alegria de receber as correspondências em casa, a tradicional carta chegando às casas de muitos trabalhadores, trazendo as notícias e fazendo com que os Correios sejam ainda mais fortes e presentes na vida da população. Bastariam mais 12 funcionários para regularizar a situação dos Correios na zona rural”, concluiu.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Online
 PodCast

RÁDIO CÂMARA: #PODCAST - Câmara Debate EP12 - Água: Interesses e conflitos no abastecimento de Conquista e Zona Rural

Veja mais episódios
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30