Ana Luísa é aplaudida por segundo lugar na Batalha de Sanfoneiros da TV Bahia
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaMoção de AplausoSessão OrdináriaNotíciaGabriela GarridoPV
09/09/2026 10:52:00
A estudante e sanfoneira Ana Luísa Carvalho Martins Leal, de 18 anos, foi homenageada pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista com uma Moção de Aplausos. A honraria reconhece a dedicação da musicista à sanfona e sua relevante contribuição para a valorização da cultura nordestina na região.
O destaque nacional e regional da artista veio após sua participação na competição promovida pela emissora estadual, onde garantiu a segunda colocação na tradicional Batalha de Sanfoneiros da TV Bahia, ao ser selecionada entre os 15 sanfoneiros escolhidos em todo o Estado da Bahia. Na etapa de votação popular, conquistou o 2° lugar, recebendo mais de 18 mil votos, feito que coroa anos de estudo e paixão pelo instrumento que é símbolo do forró e das raízes sertanejas.
Ao longo de sua trajetória, Ana Luísa participou de importantes apresentações em instituições e projetos culturais, como Vivinfância, IFBA, Colégio Sacramentinas, Tia Zazá, Coral do IFBA e o Projeto Luiz Gonzaga, idealizado por Marcelo Viana, além de levar sua arte para outros municípios, ampliando o alcance de seu trabalho e conquistando o reconhecimento de diferentes públicos.
A autora da Moção, vereadora Gabriela Garrido (PV), disse que a homenagem reforça o orgulho da comunidade conquistense em ver novos talentos locais projetando a cultura baiana e mantendo vivas as tradições musicais do Nordeste para as novas gerações. “Mais do que uma talentosa instrumentista, Ana Luisa representa a força da juventude comprometida com a preservação das raízes culturais do nosso povo, inspirando novas gerações a valorizarem a música regional e a riqueza da cultura nordestina”, afirmou.
Ana Luísa utilizou o momento de agradecimento para expressar sua arte e com sua sanfona encantou os vereadores e o público presente na sessão ao tocar clássicos da música nordestina como Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Meu Cenário, de Flávio José.
Por Murilo Trindade (estagiário sob supervisão)