A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou, na sessão desta sexta-feira (19), a entrega de uma Moção de Aplauso de autoria do vereador Edvaldo Ferreira Júnior (PSDB) em reconhecimento aos autores Pr. Henrique Freitas e Pra. Rosana Freitas pela publicação da obra "Gratidão: uma cultura de gente feliz".
A homenagem destaca a relevante contribuição dos autores por meio de uma obra que promove reflexões sobre o poder transformador da gratidão como princípio fundamental para a construção de uma vida mais equilibrada, saudável e feliz. Fundamentado em conceitos da Programação Neurolinguística (PNL), da Psicologia, da Neurociência e da Teologia, o livro apresenta uma abordagem acessível e prática, incentivando os leitores a compreenderem a gratidão como uma filosofia de vida capaz de transformar pensamentos, emoções, comportamentos e relacionamentos.
Ao utilizar uma linguagem inspiradora e uma perspectiva devocional e pastoral, os autores evidenciam como a prática da gratidão fortalece a fé, favorece o crescimento pessoal e espiritual e contribui para uma visão mais positiva diante dos desafios cotidianos. A obra também ressalta valores como empatia, solidariedade, reconhecimento e valorização das experiências humanas, incentivando a construção de relações mais saudáveis e harmoniosas na sociedade.

Durante o uso da Tribuna Livre, o pastor Henrique Freitas agradeceu a homenagem recebida e destacou a importância da gratidão como valor essencial para a convivência humana. “Quero, em meu nome e em nome da minha esposa, Rosana Freitas, agradecer à comunidade de Vitória da Conquista e a todos os vereadores desta Casa. Independentemente das diferenças partidárias, religiosas ou ideológicas, vocês estão lutando por uma cidade melhor. Em nome de cada esquina desta cidade, quero agradecer a Deus pela vida desta Câmara de Vereadores e pela vida de cada um de vocês”, afirmou.
Henrique Freitas também agradeceu ao vereador Edvaldo Ferreira Júnior pela iniciativa da homenagem e ressaltou que a obra possui embasamento científico e espiritual. Segundo ele, a gratidão representa uma forma de enxergar a vida a partir das conquistas e possibilidades, e não apenas das dificuldades.
Em sua fala, o autor compartilhou a conhecida história do veterano de guerra norte-americano Charles Plumb, que atribuiu sua sobrevivência ao marinheiro responsável por dobrar o paraquedas que salvou sua vida. A reflexão serviu para destacar a importância de reconhecer as pessoas que contribuem para as conquistas e trajetórias individuais.
“Quem dobrou o seu paraquedas hoje? Para que você estivesse aqui, quem dobrou o seu paraquedas? A gratidão tem CPF, a gratidão tem endereço, a gratidão tem nome. A todos vocês, muito obrigado. Deus abençoe”, concluiu.
Por Samara Dias