Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTFernando Jacaré
22/05/2026 10:45:00
Na sessão ordinária desta sexta-feira (22), o vereador Fernando Jacaré (PT) subiu à tribuna da Câmara Municipal de Vitória da Conquista para fazer um balanço de importantes conquistas articuladas junto ao Governo do Estado. Em seu pronunciamento, o parlamentar detalhou os avanços no projeto de duplicação do portal de entrada da cidade, anunciou a chegada de uma carreta de exames do Ministério da Saúde e exaltou o ritmo de entregas do governador Jerônimo Rodrigues na região.
O principal destaque do discurso do vereador foi o avanço do projeto de infraestrutura que promete transformar a mobilidade urbana na zona leste do município. Jacaré informou que, nesta semana, acompanhou a visita técnica de engenheiros da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) para avaliar o trecho que liga a Avenida J. Pedral (Perimetral) ao Anel Viário, nas proximidades do acesso ao povoado de Real.
O projeto, que já está em fase final de elaboração para ser anunciado pelo governador, prevê a duplicação da via, melhorando o fluxo de entrada e saída de Vitória da Conquista, e a Construção de uma rotatória, intervenção estratégica para organizar o trânsito e reduzir o alto índice de acidentes graves registrados no local.
"É uma luta de muitos anos do nosso mandato. O Governo do Estado compreendeu a necessidade, assim como já fez na belíssima obra da saída para Barra do Choça e nos distritos de José Gonçalves, Inhobim e São Sebastião. Agora chegou a vez desse grande portal da nossa cidade, que atende bairros em franca expansão como o Espírito Santo, Vila do Marquês e Vila Elisa, além de dar suporte ao distrito industrial, onde uma grande fábrica sozinha gera quase 9 mil empregos diretos", explicou Jacaré.
Na área da saúde, o parlamentar trouxe uma excelente notícia para a população de Vitória da Conquista e dos municípios pactuados na região. Na próxima segunda-feira (25), será lançada oficialmente na cidade a carreta do Ministério da Saúde especializada em exames de diagnóstico por imagem.
A ação faz parte de um grande movimento do Governo Federal em parceria com o SUS para zerar filas de exames de alta complexidade. O serviço contará com uma megaestrutura móvel, atendimento totalmente gratuito e triagem por meio de agendamento prévio. "O foco absoluto é cuidar da saúde do nosso povo", ressaltou.
Demonstrando alinhamento com a postura de transparência da Casa, Fernando Jacaré abriu espaço em sua fala para endossar a importância da fiscalização legislativa. Ele elogiou as denúncias legítimas que chegam ao plenário e defendeu que o papel dos vereadores é cobrar apurações rigorosas. "Quero ressaltar a importância das denúncias que chegam aqui. Elas têm que ser apuradas com firmeza e independência. Esse é o verdadeiro papel do parlamento, e estamos 100% de acordo com essa postura de cobrança e responsabilidade", afirmou.
Encerrando seu discurso, Jacaré expressou grande entusiasmo com a agenda que o governador Jerônimo Rodrigues cumprirá em Vitória da Conquista no mês de junho. O vereador utilizou o jargão político baiano para classificar o chefe do Executivo estadual.
"O homem não é somente uma 'correria' não, ele é 'mega correria'. Trabalha das quatro da manhã à meia-noite, conectando a zona rural com a zona urbana por meio de asfalto, água tratada, escolas de tempo integral, hospitais e ambulâncias. Em junho, o melhor governador do Brasil estará aqui assinando ordens de serviço que vão beneficiar cada canto da nossa cidade. Temos muito orgulho de fazer parte deste projeto", finalizou.
Por Camila Brito