Durante a sessão desta quarta-feira (22), o vereador Alexandre Xandó (PT) destacou agendas realizadas em Salvador em busca de investimentos para Vitória da Conquista e região Sudoeste, além de anunciar novos equipamentos voltados aos esportes radicais no município.
O parlamentar informou que esteve no gabinete de Jaques Wagner acompanhado da equipe de Lucas Reis, atual chefe de gabinete do senador e pré candidato a Deputado Federal, onde apresentou demandas e agradeceu pelas ações já destinadas à região.
Segundo Xandó, através da articulação política foram conquistados investimentos como perfuração de poços artesianos, kits de produção para agricultura familiar voltados à apicultura, kits de irrigação e uma casa de farinha destinada ao município de Cândido Sales.
“Nós fomos agradecer, mas também pedir mais, porque a nossa cidade sempre precisa de mais investimentos”, afirmou.
O vereador também destacou a luta pelo fortalecimento da Casa do Mel da UESB e da associação de apicultores da região, ressaltando a busca por equipamentos de beneficiamento para ampliar a produção local. Além disso, citou a solicitação de equipamentos de costura para apoiar comunidades tradicionais de terreiro e fortalecer iniciativas de geração de renda.
Outro tema abordado foi a situação do assentamento Dandara, que aguardava há anos pela implantação de energia elétrica. De acordo com o vereador, após articulações junto à Coelba, foi aprovado um orçamento superior a R$ 150 mil para execução da obra, sem custos para as famílias assentadas.
Xandó informou ainda que segue cobrando agilidade na execução da obra e novas intervenções para garantir abastecimento de água à comunidade, já que uma das perfurações realizadas não encontrou água suficiente.
Na área esportiva, o vereador anunciou a construção de uma nova pista de esportes radicais no Centro Integrado, no bairro Brasil, contemplando modalidades como skate, BMX e patins. Segundo ele, o projeto já foi apresentado pela Secretaria de Educação da Bahia e fará parte da reforma da unidade escolar.
O parlamentar afirmou que o mandato acompanha o projeto junto aos praticantes das modalidades para garantir acessibilidade e qualidade da estrutura.
“Não adianta fazer uma pista que a comunidade não consiga acessar. Estamos acompanhando para que seja um espaço realmente funcional para os praticantes”, destacou.
Alexandre Xandó também revelou que outra pista deverá ser implantada na futura escola estadual do bairro Vila América, ampliando os espaços destinados aos esportes radicais em Vitória da Conquista.
Ao final do pronunciamento, o vereador lembrou o Dia Municipal do Patins, Skate e BMX, instituído por lei de autoria do seu mandato, e reforçou apoio aos grupos e associações que promovem os esportes radicais na cidade.
Por Andréa Póvoas