Durante a sessão ordinária desta sexta-feira (24), o vereador Adinilson Pereira (UB) utilizou a tribuna para celebrar o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e apresentar ações e demandas voltadas à infraestrutura urbana e rural do município.
O parlamentar iniciou sua fala destacando a importância da data, comemorada em 24 de abril, que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda no Brasil. Segundo ele, a valorização da língua é fundamental para garantir inclusão e acessibilidade.
Adinilson ressaltou que o Legislativo municipal aprovou uma lei que assegura a presença de intérprete de Libras nas sessões da Câmara, permitindo que pessoas surdas tenham acesso pleno às discussões e decisões do parlamento. Ele agradeceu ao presidente da Casa, Ivan Cordeiro, pela implementação da medida.
“Hoje temos aqui o intérprete garantindo que todos tenham o mesmo direito de compreender o que está sendo dito nesta Casa”, afirmou. Na ocasião, o vereador também informou que apresentou uma moção de aplauso pelos 10 anos da Central de Intérpretes de Libras (CIL), destacando o trabalho da gerente Jaqueline França à frente da iniciativa, considerada essencial para a comunidade surda local.
Além da pauta da inclusão, Adinilson Pereira apresentou um balanço das indicações realizadas por seu mandato. Entre elas, citou melhorias de infraestrutura no distrito de São Sebastião, como serviços de manutenção e cascalhamento na região das Malvinas, além de projetos futuros de pavimentação asfáltica no entorno da Praça São Roque.
O vereador também destacou ações no bairro Lagoa das Flores, onde, segundo ele, a prefeitura realizou intervenções recentes para melhorar o tráfego e as condições das vias, inclusive em trechos que estavam interditados. Ele afirmou que segue acompanhando de perto as necessidades da população local.
Outro ponto enfatizado foi a cobrança por obras de esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais na região da Lagoa das Flores. O parlamentar informou que apresentou diversas indicações ao Governo do Estado solicitando investimentos nessas áreas.
“Nosso mandato é feito com trabalho e documentos. Seguimos cobrando e lutando por melhorias para toda a população”, declarou.
Por Andréa Póvoas