Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaMDBCris Rocha
09/03/2026 09:50:00
Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (9), a vereadora Cris Rocha (MDB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Vitória da Conquista para solicitar ações de recuperação da infraestrutura urbana após o período de chuvas e defender a ampliação da oferta de cirurgias otológicas na rede pública de saúde do município.
A parlamentar destacou que, com a redução das chuvas mais intensas, é necessário intensificar os trabalhos de manutenção das vias, especialmente em bairros que ainda não contam com pavimentação. “Sabemos que o período chuvoso traz muitos transtornos, principalmente para comunidades que ainda não contam com pavimentação asfáltica. Agora que o tempo começa a melhorar é o momento em que os trabalhos de recuperação e melhoria da infraestrutura devem ser intensificados”, afirmou.
Cris Rocha solicitou que a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Infraestrutura realizem intervenções para melhorar a trafegabilidade em diferentes regiões da cidade, citando bairros como Lagoa das Flores, Miro Cairo e Primavera, que enfrentam dificuldades de mobilidade durante o período chuvoso. “Na Lagoa das Flores, por exemplo, muitas crianças ficaram até impossibilitadas de ir à escola por falta de acesso”, relatou.
A vereadora defendeu a realização de serviços como patrolamento, cascalhamento e obras de drenagem para garantir melhores condições de deslocamento para os moradores dessas comunidades. “Deixo aqui meu apelo para que sejam realizadas ações emergenciais que garantam mais dignidade, mobilidade e segurança para os moradores dessas localidades”, disse.
Durante o pronunciamento, Cris Rocha também chamou atenção para a necessidade de ampliar o acesso a cirurgias otológicas pelo Sistema Único de Saúde. Segundo ela, atualmente muitos pacientes precisam se deslocar para Salvador por meio do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), o que gera custos elevados e dificuldades no acompanhamento médico. “Hoje nós não temos acesso a esse tipo de cirurgia na cidade e o paciente precisa ir para Salvador, passando por várias viagens para consulta, cirurgia e acompanhamento”, explicou.
A parlamentar informou ainda que está dialogando com especialistas da área para discutir a possibilidade de implantar esse tipo de procedimento no próprio município, com o objetivo de reduzir filas e facilitar o acesso dos pacientes. “Estamos agendando reuniões com otorrinolaringologistas da cidade para que possamos viabilizar essas cirurgias aqui em Vitória da Conquista, com mais rapidez e celeridade para os pacientes”, concluiu.
por Anuska Meirelles