Na sessão desta quarta-feira (11), o vereador Luciano Gomes (PCdoB) utilizou a tribuna para manifestar preocupação com a situação do Hospital Unimec e destacar avanços em investimentos para a zona rural de Vitória da Conquista.
O parlamentar iniciou afirmando que o tema da saúde exige atenção urgente. “Venho a esta tribuna com uma preocupação muito grande em relação ao Hospital Unimec. É um luxo perder mais um equipamento de saúde, uma unidade que atende a população de Vitória da Conquista”.
Luciano defendeu que a Câmara participe das discussões sobre o tema. “Nós precisamos restabelecer o contrato com a Unimec ou credenciar um novo hospital que preste o mesmo serviço, até ampliando. O que precisamos é de ampliação de serviços e não de diminuição. A Câmara vai estar ao lado da população, defendendo e buscando uma solução”.
O vereador também relatou agenda recente em Salvador, ao lado do deputado estadual Fabrício Falcão e da secretária estadual de Educação, Rowena Brito, discutindo a implantação de novos colégios de segundo grau em distritos. “Discutimos a criação de colégios em localidades como Bate-Pé e Cabeceira do Jiboia. Estamos com grande expectativa de que o governador anuncie, nos próximos dias, essa obra de mais de 12 milhões de reais para atender nossa população rural com dignidade”.
Segundo ele, um engenheiro da Secretaria de Educação do Estado esteve no município para avaliar terrenos. “Percorremos algumas áreas para definir o local ideal da construção desse equipamento tão importante, que vai alavancar o crescimento da Limeira e da região do Capinal.” e agradeceu ao governador Jerônimo Rodrigues pelos investimentos. “O governador tem dado atenção a Vitória da Conquista, cuidando não só da zona urbana, mas também fazendo investimentos importantes na zona rural”.
Entre os anúncios, o vereador destacou a futura Unidade Básica de Saúde (UBS) em Cabeceira do Jiboia e a assinatura da ordem de serviço da primeira creche padrão FNDE da zona rural. “No próximo dia 27 de fevereiro, às 16 horas, teremos a ordem de serviço da primeira creche padrão FNDE da zona rural de Vitória da Conquista. Vamos contar com a presença do deputado federal João Bacelar, que destinou emenda para essa construção tão importante”.
Luciano também comemorou o início das obras de abastecimento de água em distritos. “As obras começaram no Cercadinho para levar água potável para Veredinha e Abelhas, e depois atender à Cabeceira do Jibóia. Estamos trabalhando para amenizar o sofrimento de quem enfrenta a falta de água”.
O vereador lamentou a atuação de empresas que vencem licitações, mas não executam os serviços, citando o exemplo do caso de uma empresa contratada para executar R$ 7,4 milhões em pavimentação, por meio de emenda do deputado João Bacelar. “O problema não é não é do governo municipal nem do governo do estado. O problema são empresas que ganham a licitação, apresentam documentos, mas não têm capacidade financeira para executar a obra. Quem sofre é a população. A empresa iniciou cerca de 500 metros de asfalto e não concluiu. Ontem foi descredenciada, teve o contrato declarado caduco. Agora será feita nova licitação para garantir que esses recursos sejam executados”.
Por Camila Brito