Imagem Vereadores prestigiam assinatura de Ordem de Serviço para obras de drenagem pluvial

Vereadores prestigiam assinatura de Ordem de Serviço para obras de drenagem pluvial

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresNotícia

13/01/2026 17:07:00


A Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista participou, na tarde desta terça-feira (13), do ato de assinatura da Ordem de Serviço para a reconstrução de canais abertos e de galerias de drenagem pluvial do município. A solenidade foi realizada no Museu Lagoa das Bateias e marcou o início de um conjunto de intervenções voltadas ao fortalecimento da infraestrutura urbana e à prevenção de danos causados pelas chuvas.


Representando o Poder Legislativo, estiveram presentes o presidente da Câmara, Ivan Cordeiro, e os vereadores Luís Carlos Dudé, Cris de Lúcia Rocha e Ricardo Babão. O investimento total é de R$ 6.690.381,00, com recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

As obras têm como foco a recuperação de canais de drenagem em áreas historicamente afetadas por alagamentos, incluindo os canais do Recreio, Lagoa das Bateias, bairro Bateias, Terras do Remanso, Rua Yolanda Fonseca e Panorama. O repasse federal está vinculado a um plano de trabalho elaborado pelo município no início de 2022, em resposta aos severos impactos das chuvas ocorridas no final de 2021.

Durante o ato, o presidente da Câmara Municipal, Ivan Cordeiro, ressaltou que as obras de macrodrenagem representam um avanço importante no enfrentamento de um problema histórico da cidade e reafirmou o papel do Legislativo no debate e na construção de soluções estruturais.

“A questão da macrodrenagem é uma demanda recorrente em Vitória da Conquista, e a assinatura dessa Ordem de Serviço é um passo fundamental para minimizar os impactos das chuvas. A Câmara de Vereadores tem atuado de forma permanente nesse debate e segue à disposição do Poder Executivo para contribuir na busca por mais recursos, permitindo a ampliação do sistema de drenagem do município”, afirmou.

Ivan Cordeiro destacou ainda que o tema vem sendo tratado de forma técnica e participativa no âmbito do Legislativo, citando a audiência pública realizada no dia 10 de novembro de 2025, que reuniu representantes de diversos órgãos e instituições.

“Recentemente, a Câmara promoveu uma audiência pública com ampla participação de especialistas e representantes da sociedade. Estiveram presentes secretarias municipais, órgãos de fiscalização, universidades, conselhos profissionais como o CREA e o CAU, além de lideranças comunitárias e moradores de áreas afetadas. Todos foram unânimes em apontar a necessidade de investimentos contínuos tanto em macrodrenagem quanto em microdrenagem, especialmente nos bairros mais vulneráveis”, explicou.

O presidente da Câmara reforçou que o Legislativo continuará acompanhando a execução das obras e cobrando novos investimentos para garantir mais segurança à população.

“A Câmara é sensível a essa demanda, seguirá acompanhando esses investimentos e cobrando avanços, porque sabemos que, nos períodos de chuvas intensas, a população é quem mais sofre. Nosso objetivo é contribuir para que Vitória da Conquista esteja cada vez mais preparada para enfrentar esses desafios”, concluiu.

Durante a solenidade, a prefeita Sheila Lemos destacou que o recurso é resultado de um processo iniciado após as fortes chuvas que atingiram a cidade no final de 2021.

“Esse é um recurso aguardado desde 2022, quando demos entrada no Ministério logo após aquelas chuvas que arrasaram a cidade. Hoje ele chega, com mais de 6 milhões e 600 mil reais destinados à recuperação dos canais de drenagem. Desse total, cerca de 4 milhões e 400 mil reais são para os canais que chegam até a Lagoa das Bateias. Esse investimento vai permitir a recuperação desses canais e o avanço da pavimentação asfáltica dos bairros do entorno”, destacou a prefeita.

O secretário municipal de Infraestrutura, Jackson Yoshiura, detalhou que o projeto contempla sete metas, com intervenções concentradas, principalmente, na região das Bateias e em outros pontos críticos da cidade.

“Aqui no Remanso e nas Bateias está uma das principais situações de escoamento das águas que vêm da Vila Serrana, da Urbis e descem pela Avenida Brumado até a Lagoa das Bateias. Já estamos executando a rede da Avenida Brumado, e esse recurso chega em um momento importante para complementar essa drenagem. Também teremos intervenções na Rua Yolanda Fonseca, no bairro Jurema, e em outros canais estratégicos”, explicou.


Ainda segundo o secretário, a empresa IFC Engenharia LTDA, vencedora do certame, terá até 15 dias para mobilizar equipes e iniciar os trabalhos. A previsão é que, em cerca de 30 dias, a população já possa perceber o avanço das obras, que têm prazo total de execução de 12 meses, conforme o Contrato nº 013-35/2025, firmado em dezembro de 2025




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Janeiro 2026
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31