Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (17), o vereador Ricardo Babão (PCdoB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal para reforçar o papel fiscalizador do Legislativo e defender a aprovação do financiamento de R$ 400 milhões, por meio do Finisa III, sancionado pela prefeita Sheila Lemos.
Em seu pronunciamento, o parlamentar afirmou que cabe aos vereadores não apenas fiscalizar, mas também apresentar indicações, dialogar com deputados e cobrar ações do Executivo. Babão destacou a divulgação da sanção do empréstimo em um veículo de comunicação local e ressaltou que a aprovação contou com o voto favorável de 21 vereadores, o que, segundo ele, demonstra a responsabilidade da Casa Legislativa.
“O fato de 21 vereadores terem votado favoravelmente mostra que essa Casa analisou, discutiu e agiu com responsabilidade”, afirmou. O vereador ressaltou que, antes da aprovação do financiamento, houve diálogo com a prefeita, com a Caixa Econômica Federal e também a escuta da população, por meio de uma consulta pública disponibilizada no site da Câmara, para indicar as áreas prioritárias de aplicação dos recursos.
Ricardo Babão citou exemplos de obras e intervenções que deverão ser contempladas com os recursos do Finisa, como pavimentação e drenagem de 14 ruas no bairro Renato Magalhães, melhorias de drenagem e pavimentação na Cidade Serrinha, além do complemento de calçamento no povoado da Roseira. O parlamentar também mencionou estudos para investimentos em unidades básicas de saúde, como a UBS 4 e UBS 5.
O vereador reforçou que os recursos serão aplicados de forma planejada e responsável, garantindo benefícios diretos à população. “Não é possível que 21 vereadores votassem de forma irresponsável. Sabemos onde esse recurso será utilizado e estamos comprometidos com a transformação da vida das pessoas”, destacou.
Durante o discurso, Babão também elogiou os deputados Flávio Falcão e Zé Raimundo Fontes, destacando a atuação dos parlamentares na defesa de empréstimos para o Governo da Bahia, sob a gestão do governador Jerônimo Rodrigues, como forma de viabilizar obras e investimentos estruturantes no estado.
Ao final, o vereador agradeceu à população de Vitória da Conquista pela confiança depositada em seu terceiro mandato e reafirmou o compromisso com a aprovação de novos financiamentos, desde que o município tenha capacidade de pagamento. “Se Conquista tiver condições de pagar, os investimentos continuarão chegando para promover desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida da população”, concluiu
Por Andréa Póvoas