Na sessão ordinária desta quarta-feira (12), a vereadora Cris Rocha (MDB) iniciou sua fala agradecendo aos colegas parlamentares e destacou duas moções de aplauso de sua autoria aprovadas na Casa. A primeira foi concedida à Clínica Acurae pelo trabalho desenvolvido em prol da saúde da mulher, especialmente pela organização da caminhada do Outubro Rosa. A segunda homenageou Fábio Grisi, dealizador da Expo Confit, evento que tem se consolidado como um dos maiores do Nordeste nas áreas fitness e de saúde.
“A caminhada do Outubro Rosa tem grande importância na conscientização sobre a saúde da mulher. Já a Expo Confit fortalece o setor de saúde e bem-estar, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, ressaltou a vereadora.
Em seguida, Cris Rocha abordou as fortes chuvas que atingiram Vitória da Conquista no último fim de semana, destacando os transtornos enfrentados por moradores de diversos bairros, como Jurema, Vila América e Lagoa das Flores. “Estivemos nesses locais, ouvindo as demandas e acompanhando de perto a situação. Infelizmente, em alguns pontos, as casas foram invadidas pela água, trazendo perdas e muito sofrimento para as famílias”, relatou.
A vereadora informou que se reuniu com o secretário municipal de Infraestrutura, Jackson Yoshiura, para tratar especificamente sobre o tema da macro e microdrenagem. “Já existe um projeto protocolado no novo PAC, que abrange pontos críticos como Cruzeiro, Alto Maron, Santa Cecília, Recreio e Centro. Essa proposta já foi habilitada, mas ainda não selecionada pelo Governo Federal. Nós teremos uma agenda em Brasília, em dezembro, para reforçar esse pleito”, explicou.
Cris Rocha reforçou que o problema da drenagem exige articulação conjunta entre os governos federal, estadual e municipal, e destacou a importância de incluir ações de drenagem também no Finisa IV, projeto de financiamento de R$ 400 milhões que tramita na Câmara. “Precisamos somar esforços para que esse problema histórico seja finalmente solucionado. A população conquistense não pode continuar sofrendo a cada período de chuva”, afirmou.
A vereadora também se solidarizou com o servidor municipal Gerald, que sofreu um acidente durante o temporal. “Estamos em oração pela recuperação de Gerald, que passou por um grande susto, literalmente engolido pelo canal pluvial. Graças a Deus, ele está se recuperando”, disse.
Por fim, Cris Rocha reforçou o convite para a audiência pública sobre macrodrenagem, que será realizada no dia 17 de novembro, às 19h, na Câmara Municipal.
“Esse será um momento de extrema importância para discutir soluções e garantir segurança à nossa população”, concluiu.
Anuska Meirelles