Imagem Gabriela Garrido diz que macrodrenagem depende de governos municipal, estadual e federal

Gabriela Garrido diz que macrodrenagem depende de governos municipal, estadual e federal

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaGabriela GarridoPV

12/11/2025 10:20:00


Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (12), a vereadora Gabriela Garrido (PV) chamou atenção para a urgência da obra de macrodrenagem e saneamento básico em Vitória da Conquista e destacou o alto custo do projeto, cujo orçamento inicial foi elaborado ainda em 2020.

A parlamentar informou ter localizado, na Prefeitura Municipal, o plano e o orçamento da obra, estimado em R$ 1.687.490,00, e alertou que o valor é elevado em relação à capacidade financeira do município. “Mesmo que destinássemos metade do empréstimo para essa finalidade, o que já seria muito, ainda assim o recurso seria insuficiente para a conclusão. É fundamental buscarmos apoio do Governo do Estado e, principalmente, do Governo Federal. Essa obra deveria estar incluída no PAC, pois tem grande extensão e impacto para o município”, afirmou.

Gabriela ressaltou que o valor orçado em 2020 representava uma fração significativa do orçamento anual da cidade, o que evidencia a necessidade de um planejamento conjunto entre as esferas de governo. Ela também relatou visita ao bairro Vila América, onde dez famílias tiveram suas casas invadidas pela lama após a abertura de duas canaletas. “Dessa vez, o problema não foi da drenagem, mas da própria obra. As canaletas abertas para escoamento da água acabaram levando lama para dentro das casas, destruindo móveis e obrigando idosos a serem retirados no colo. É muito triste ver famílias que, em dias de chuva, não se sentem seguras dentro de suas próprias casas”, lamentou.

A vereadora fez um apelo à empresa VCA para que visite as famílias afetadas, avalie os prejuízos e colabore na reparação dos danos.  Como medida provisória, Gabriela informou que apresentou uma indicação propondo a instalação de coberturas nas caixas de drenagem, a exemplo do que já foi feito no bairro Olívia Flores, abrangendo os canais dos bairros Jurema, Santa Cecília e Lícia Pedral. “Essa solução não tem um custo elevado e pode ser implantada de forma imediata. Ela ajudaria a evitar que carros, motos, animais e até pessoas sejam arrastados para dentro dos canais durante as chuvas”, explicou.

Por fim, a parlamentar fez um apelo à população para que contribua com a limpeza urbana e preserve os espaços públicos. “Recentemente, a Secretaria de Serviços Públicos havia feito a limpeza de um trecho crítico no bairro Bruno Bacelar, mas o local voltou a ser usado como depósito de lixo. Precisamos desenvolver uma consciência de pertencimento, entender que a cidade também é a nossa casa. Não adianta o poder público limpar se a população continuar sujando”, concluiu.


Por Camila Brito


Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2025
14

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30