Imagem Com apoio da Câmara, 1ª Missa do Vaqueiro reúne multidão de fiéis no Cristo de Mário Cravo

Com apoio da Câmara, 1ª Missa do Vaqueiro reúne multidão de fiéis no Cristo de Mário Cravo

Câmara Municipal de Vitória da Conquista

01/11/2025 16:17:00


Na manhã do dia 1º de novembro, aos pés do Cristo de Mário Cravo, uma multidão se reuniu para a celebração da primeira Missa do Vaqueiro em Vitória da Conquista. Idealizado pelo vereador Luís Carlos Dudé e com apoio institucional da Câmara de Vereadores, o evento teve como objetivo valorizar a cultura sertaneja e homenagear os vaqueiros e cavaleiros da região, além de contribuir com a construção do Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

A missa festiva, também em recordação ao Dia de Todos os Santos, foi celebrada pelo arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Vitor Agnaldo de Menezes, com concelebração de padres da Arquidiocese. O evento contou com a presença do presidente Ivan Cordeiro, além dos vereadores Cris Rocha, Gabriela Garrido, Luciano Gomes, Lara Fernandes, Paulinho Oliveira, Fernando Jacaré, Ricardo Babão, Nelson de Vivi, Subtenente Muniz e Hermínio Oliveira. 

“Esta Missa do Vaqueiro não é apenas uma celebração religiosa, é um ato de reconhecimento e homenagem aos vaqueiros e cavaleiros que constroem a história e a cultura da nossa região. A Câmara de Vereadores tem o dever de apoiar iniciativas que resgatam nossas raízes e promovem a união da comunidade em torno da fé e da tradição. Parabéns ao vereador Dudé pela iniciativa e a todos que compareceram", afirmou Ivan Cordeiro.


Dudé afirmou que “celebrar a primeira Missa do Vaqueiro aos pés do Cristo de Mário Cravo, um símbolo da nossa cidade, é um momento de grande emoção e fé. A união de fiéis para valorizar a cultura sertaneja e ainda contribuir com a construção do Santuário de Nossa Senhora Aparecida reforça o espírito solidário do nosso povo. A Câmara estará sempre de portas abertas para apoiar eventos que fortalecem a nossa comunidade".

Durante a homilia, Dom Vitor destacou a importância da fé e da valorização das tradições do sertão. “Hoje fazemos história ao celebrar a primeira Missa do Vaqueiro em Vitória da Conquista. Que ela se torne uma tradição. Esta celebração homenageia os vaqueiros e a cultura sertaneja, símbolos da fé, da coragem e da identidade do nosso povo”, afirmou o arcebispo.


O vereador Luís Carlos Dudé fez questão de agradecer aos parceiros e homenagear autoridades que contribuíram com a realização do evento. Também prestou homenagem a Raul Ferraz, ex-prefeito e ex-deputado federal constituinte, lembrando sua contribuição à história da cidade e à construção do Cristo de Mário Cravo. “Dedicamos esta primeira Missa do Vaqueiro à memória de Raul Ferraz, um homem de fé, devoto de Nossa Senhora das Vitórias”, afirmou.

O evento foi marcado por emoção, fé e tradição, com a presença de encourados de Lagoa Real, cavaleiros e amazonas de diversas cidades da região. A celebração teve entrada das bandeiras da Bahia, de Vitória da Conquista e de Lagoa Real, além de um ofertório simbólico especial, no qual os vaqueiros levaram seus símbolos e instrumentos de trabalho ao altar.


A primeira Missa do Vaqueiro, realizada em 1º de novembro de 2025, entra para a história de Vitória da Conquista como um marco de fé, cultura e valorização das raízes sertanejas, no ano em que o município celebra 185 anos de história.

Por Camila Brito




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2025
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30