Na sessão ordinária desta quarta-feira (22), a vereadora Márcia Viviane (PT) destacou temas de relevância social e de saúde pública, com ênfase na necessidade de atualização das vacinas, na falta de infraestrutura adequada em Vitória da Conquista e na ausência de políticas eficazes para acolhimento da população em situação de rua.
A parlamentar iniciou sua fala lembrando a Campanha Nacional de Multivacinação, lançada pelo Ministério da Saúde em 6 de outubro, com o “Dia D” realizado no último dia 18 e com encerramento previsto para 31 de outubro. “A vacinação é um pacto coletivo, um ato de amor. Precisamos valorizar a ciência e garantir que as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes sejam atualizadas”, afirmou.
Márcia Viviane reforçou que a desinformação sobre vacinas, intensificada desde a pandemia de Covid-19, tem afetado os índices de imunização no país. “A vacinação é uma proteção contra doenças imunotransmissíveis. Os pais e responsáveis devem procurar as unidades de saúde para atualizar as vacinas de seus filhos”, disse.
A vereadora também comentou os efeitos das chuvas intensas registradas nos últimos dias e criticou a falta de planejamento urbano para o escoamento das águas pluviais. “Toda vez que chove, os problemas da cidade são os mesmos: alagamentos, enchentes e destruição de obras. A Avenida Brumado, por exemplo, uma obra orçada em 13 milhões de reais, foi completamente danificada”, destacou.
Ela cobrou soluções mais efetivas e criticou o acúmulo de empréstimos municipais aprovados com a justificativa de resolver o problema da drenagem urbana. Viviane também lamentou o falecimento de um homem em situação de rua, ocorrido na manhã desta quarta-feira na feira da Patagônia. Segundo a vereadora, há suspeita de morte por hipotermia.
“Morrer de hipotermia é inadmissível na terceira maior cidade da Bahia. Cadê as políticas públicas de assistência social? Cadê os abrigos e o acompanhamento dessas pessoas em vulnerabilidade?”, questionou. Ela solicitou que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara cobre respostas do poder público sobre o caso.
“Essa Casa precisa ter uma postura social e humanizada diante de situações como essa”, completou.
Ao final do discurso, Márcia Viviane comentou a publicação do acórdão do STF que confirma a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus. “Hoje é um dia histórico. O Supremo publicou o acórdão da condenação de Bolsonaro e dos demais réus. É uma vitória para o povo brasileiro”, celebrou.
Anuska Meirelles