Imagem Câmara realiza audiência pública em celebração ao Dia das Filhas de Jó

Câmara realiza audiência pública em celebração ao Dia das Filhas de Jó

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaGabriela Garrido

21/10/2025 22:00:00


Na noite desta terça-feira (21), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) promoveu uma audiência pública em celebração ao Dia das Filhas de Jó. A iniciativa foi do mandato da vereadora Gabriela Garrido (PV) e teve como objetivo valorizar o trabalho e os princípios dessa instituição que, há décadas, forma jovens com base em valores éticos, morais e espirituais. A solenidade foi aberta com uma apresentação especial das próprias Filhas de Jó, que encantaram o público presente no plenário.

Durante a audiência, a vereadora Gabriela Garrido destacou a importância da Ordem na formação das meninas e adolescentes. “Hoje a gente está homenageando as Filhas de Jó, que são a ordem paramaçônica para meninas de 10 a 20 anos, que as prepara para a oratória, para a liderança, para o estudo e para a disciplina. As meninas estão conduzindo esse momento, se habituando a falar em público e a organizar eventos, o que é uma experiência muito interessante e enriquecedora para elas”, afirmou.

As Filhas de Jó constituem uma Ordem discreta, fraternal, filosófica, iniciática e filantrópica, apoiada pela Maçonaria e destinada a jovens do sexo feminino com idades entre 10 e 20 anos. A instituição estimula o aprimoramento pessoal e o desenvolvimento de virtudes como honestidade, respeito, solidariedade e amor ao próximo.

Presente em diversos países, como Canadá, Austrália, Estados Unidos e Filipinas, a Ordem chegou ao Brasil em 1990 e desde então vem se expandindo, formando lideranças femininas comprometidas com o bem coletivo e com a transformação positiva da sociedade.

A psicóloga Edimilla Arielle, especialista em crianças, adolescentes e jovens, também participou da audiência e falou sobre a importância da infância como base para toda a vida. “A infância é o chão que a gente pisa a vida inteira”, afirmou. Ela destacou o papel transformador da Ordem das Filhas de Jó no desenvolvimento emocional e social das meninas, ao estimular valores como fé, empatia, patriotismo e solidariedade, além de oferecer um espaço de pertencimento e apoio mútuo.

Durante a audiência, foram homenageadas por serviços prestados à sociedade a senhora Maria do Carmo Gomes Cândido e Allana Borba, apicultora do Bethel. As homenagens reconheceram o trabalho e o compromisso das duas com ações que fortalecem valores comunitários, o protagonismo feminino e o desenvolvimento social.

A representante do Capítulo Aurora Conquistense, Vanessa Barbosa, destacou a trajetória e o legado da Ordem das Filhas de Jó. “É uma honra fazer parte de mais uma audiência pública em homenagem às nossas sobrinhas, um legado que já vem sendo construído há 31 anos em nossa cidade e há 105 anos na Ordem, formando meninas em líderes. Quero parabenizar todas as nossas sobrinhas por tanta história e dedicação ao longo desse tempo”, afirmou.

Mestre conselheiro do Capítulo Conquistense, Davi Chagas, ressaltou o papel das Filhas de Jó e da Ordem Demolay na formação da juventude, enfatizando a importância da paz, da empatia e do perdão. “Que paz carrega esses soldados cristãos que vêm com a cruz pela frente? É a paz interior, o amor, a harmonia, o perdão”, afirmou. Ele destacou que, mais do que armas, os instrumentos desses grupos devem ser a caridade e a solidariedade, ajudando aqueles em situação de vulnerabilidade e promovendo valores que fortalecem o convívio social e o desenvolvimento dos jovens.

A honorável rainha do Bethel #02 Conquistense das Filhas de Jó Internacional, Ana Catarina Ferraz, destacou o significado de levar os valores da Ordem para além dos templos e rituais internos. “Esta noite é uma forma de mostrar que a Ordem das Filhas de Jó não acontece apenas dentro do templo, mas também fora dele. Os valores que aprendemos — como justiça, empatia e amor ao próximo — precisam ser vividos no nosso dia a dia. Que as palavras ditas hoje possam ecoar em todos nós e que possamos levar esses ensinamentos para o mundo lá fora”, afirmou.

Marina Martins Pinchemel, guardiã do Bethel #02 Conquistense das Filhas de Jó Internacional, ressaltou a importância da ordem na construção da liderança feminina desde a infância, destacando o desenvolvimento da autoconfiança como um de seus pilares. “Se valorizando, se conhecendo, conhecendo seu potencial, é que desenvolvemos garotas que sabem o que verdadeiramente merecem e querem ser”, afirmou. Ela também destacou a campanha de combate à violência contra a mulher promovida pelas Filhas de Jó na Bahia e apresentou o dicionário Anti-violência para Mulheres, ferramenta que visa conscientizar e orientar sobre os diferentes tipos de violência, incentivando reflexões e ações de proteção.

O primeiro vigilante Cleison Ribeiro ressaltou o papel da Maçonaria e das entidades paramaçônicas na formação de pessoas melhores e na valorização da liderança feminina.

“A Maçonaria tem o intuito de transformar o homem para que o homem transformado tenha ações que transformem o mundo. E quando vejo as Filhas de Jó se desenvolvendo como líderes, percebo que estamos no caminho certo. Somos a diferença que fazemos na vida do outro, e ver essas jovens sendo formadas com valores tão nobres é motivo de orgulho e esperança”, afirmou.

A vereadora Lara Fernandes (Republicanos) destacou a importância do trabalho realizado pelas Filhas de Jó e pela Ordem DeMolay na formação de jovens comprometidos com valores e virtudes. “O que a gente vê aqui são pessoas virtuosas formando jovens virtuosos, que é o que o mundo está precisando hoje”, afirmou. Ela contou que conheceu um pouco mais sobre a história das ordens a partir de conversas recentes e ressaltou que virtudes não nascem com o indivíduo, mas são adquiridas com o tempo e com o convívio. A vereadora agradeceu o convite e elogiou o papel das instituições na formação moral e humana da juventude.

A realização da audiência pública reforçou o compromisso do Legislativo Municipal em valorizar a juventude e reconhecer instituições que promovem o crescimento moral e o fortalecimento de vínculos fraternos. O encontro foi um momento de celebração, reflexão e reconhecimento do papel das Filhas de Jó na formação de uma geração mais consciente, participativa e comprometida com o bem comum.

Anuska Meirelles e Kamille Cardoso 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Outubro 2025
17

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31