Na sessão ordinária desta sexta-feira (17), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista entregou, por iniciativa do vereador Fernando Jacaré (PT), a Moção de Aplauso nº 123/2025 em reconhecimento ao ato heroico de uma guarnição da Guarda Municipal que salvou a vida de um bebê engasgado.
Foram homenageados o comandante Alécio Mariano, o condutor Tiago Ferraz e o patrulheiro Bruno de Souza, que, com presteza e conhecimento técnico, conseguiram reanimar a pequena Mavi, de apenas 11 meses, após ela sofrer engasgo nas imediações da Praça Norberto Aurich.

Durante a homenagem, o Comandante Lemos fez uso da tribuna para agradecer à Câmara pelo reconhecimento e destacar o compromisso da Guarda Municipal com a proteção da vida. “É muito importante a presença da Guarda nesta Casa, que também é a nossa casa. Já é a quarta semana consecutiva que estamos aqui, representando a força de segurança pública do município”, afirmou.
“Muitos ainda veem as forças de segurança apenas como repressivas, mas o estatuto da Guarda Municipal não traz a palavra repressão. Nossa missão é proteger e cuidar: proteger bens, serviços, escolas, patrimônio ecológico e, principalmente, proteger vidas e reduzir danos. O que essa guarnição fez é um exemplo claro disso”, completou o comandante.

Visivelmente emocionado, o Condutor Tiago Ferraz, que realizou a manobra de desengasgamento da criança, também agradeceu à Câmara e à população conquistense. “É uma situação impagável. Não há dinheiro que pague a gratidão e a alegria de ver essa criança hoje desfrutando do dom que Deus nos deu, que é a vida”, disse.
“Agradeço a Deus por ter me usado como instrumento no momento certo e ao vereador Fernando Jacaré pela homenagem. E deixo uma mensagem à sociedade conquistense: estamos à disposição 24 horas, faça sol ou chuva, frio ou calor, para atender a todos vocês”, concluiu.

O vereador Fernando Jacaré, autor da moção, ressaltou que o gesto da guarnição é motivo de orgulho para toda a cidade e demonstra o preparo e o comprometimento da Guarda Municipal com a segurança e o bem-estar da população.
A mãe da criança e a pequena Mavi estiveram presentes na sessão e receberam aplausos dos vereadores e do público, em um momento de grande emoção no plenário da Câmara.
Anuska Meirelles