Na sessão desta sexta-feira (10), a vereadora Márcia Viviane (PT) cobrou da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista a convocação dos candidatos aprovados no Concurso Público regido pelo Edital nº 003/2024, para o cargo de Agente Comunitário de Saúde.
A parlamentar relatou que muitos dos aprovados têm procurado informações sobre o chamamento, que foi homologado recentemente, mas nenhum dos profissionais foi convocado até o momento, mesmo diante da demanda urgente por reforço nas equipes de saúde.
“Estamos próximos do mês de novembro, quando começa o período chuvoso, e isso aumenta o risco de proliferação do mosquito da dengue. Recebi uma tabela com o índice de infestação predial de Vitória da Conquista e há bairros em situação de alerta. O número de agentes de endemias é insuficiente. A Prefeitura precisa convocar, com urgência, os aprovados no concurso”, destacou.
Márcia Viviane fez um apelo ao líder do governo na Câmara, vereador Edivaldo Júnior, para que se una aos demais parlamentares na cobrança pela convocação. A vereadora também comentou uma ação recente do Ministério da Saúde, que disponibilizou o antídoto fomepizol para casos de intoxicação por metanol, utilizado em bebidas alcoólicas adulteradas. Segundo ela, a medida é “uma ação rápida e necessária que pode salvar vidas”.
Durante sua fala, Viviane lamentou o falecimento da técnica de enfermagem da Unidade de Saúde da Família de Cercadinho, servidora dedicada que atuava há muitos anos na área e que recentemente prestava serviço no Afrânio Peixoto. E aproveitou o momento para chamar atenção para a saúde mental dos profissionais de enfermagem e da saúde em geral, especialmente das mulheres, que enfrentam jornadas duplas e triplas de trabalho e condições inadequadas de descanso.
“Precisamos olhar com mais cuidado para a saúde mental dos trabalhadores da saúde. Muitos atuam em mais de uma escala, em condições difíceis, e acabam adoecendo. É preciso que as instituições e gestores se comprometam com o bem-estar de quem cuida da vida dos outros”, enfatizou.
A vereadora finalizou o seu discurso convidando a população a participar da audiência pública sobre a PEC da Segurança Pública, que será realizada nesta sexta-feira, às 16 hs, com a presença do deputado Jorge Solla, que também promoverá uma plenária territorial no Lar Santa Catarina de Sena (Orfanato), neste sábado. “Convido todos que se interessam por políticas públicas e pelo fortalecimento da saúde e da segurança a participarem. É um momento importante de diálogo e construção coletiva”, concluiu.
Por Camila Brito