Câmara Municipal de Vitória da ConquistaMoção de AplausoSessão OrdináriaNotíciaSubtenente Muniz
10/10/2025 10:00:00
Na sessão ordinária desta sexta-feira (10), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista entregou a Moção de Aplauso nº 108/2025 à delegada Alessandra Márcia Cardoso Pereira, titular da Delegacia de Homicídios (DH). A homenagem foi uma iniciativa do vereador Subtenente Muniz (PDT), em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela delegada e sua equipe na redução expressiva dos índices de violência letal na cidade.
Delegada de Polícia Civil da Bahia há 21 anos, Alessandra Márcia já atuou em Iuiú, Malhada, Santa Maria da Vitória, Brumado, Encruzilhada, Barra do Choça e Poções. Desde 16 de janeiro de 2022, ela está à frente da DH de Vitória da Conquista, onde assumiu com o compromisso de fortalecer as investigações criminais e contribuir para a redução dos homicídios no município.
O resultado desse trabalho vem sendo refletido em números: em 2021, foram registrados 97 homicídios na cidade; em 2022, o número caiu para 45; e no primeiro semestre de 2025, foram contabilizados apenas 20 homicídios. Essa redução significativa, segundo Alessandra, é fruto de um trabalho técnico e integrado com os demais órgãos de segurança pública.
Durante a sessão, a delegada destacou a importância da integração e da inteligência policial: “Eu sou a primeira mulher a assumir essa unidade especializada. Quando cheguei, eram 97 homicídios. Hoje, 10 de outubro, temos 22 crimes letais intencionais em Vitória da Conquista, com 60% de redução em relação ao ano passado. É um trabalho de inteligência, de rapidez e de presteza da Polícia Civil, junto com as forças de segurança. Além da redução, temos alto índice de elucidação: dos 22 homicídios, 16 já têm autoria e motivação identificadas. Nosso compromisso é combater o crime e trazer segurança para a sociedade conquistense”, afirmou Alessandra.
O diretor regional da 2ª Delegacia Territorial (DT), delegado Roberto Júnior, também destacou o reconhecimento da Câmara ao trabalho da colega e reforçou os avanços estruturais da segurança pública na cidade: “Estar aqui no momento em que a doutora Alessandra é homenageada é motivo de muito orgulho para a Polícia Civil. Vitória da Conquista vem se destacando como uma das cidades mais tranquilas da Bahia e até do Brasil. Esse resultado é fruto da integração entre as forças de segurança. Além disso, já foi anunciado o investimento de mais de R$ 8 milhões na construção de três novas delegacias, reforçando ainda mais a estrutura da segurança pública”, ressaltou.
A Moção de Aplauso aprovada pela Câmara reconhece não apenas o trabalho da delegada Alessandra, mas de toda a equipe da Delegacia de Homicídios e das forças de segurança que atuam em conjunto para proteger a população conquistense.
Anuska Meirelles