Luciano Gomes esclarece projeto da COSIP e reforça proteção à população carente
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaLuciano GomesPCdoB
08/10/2025 11:35:00
Na sessão desta quarta-feira 8, o vereador Luciano Gomes (PCdoB) utilizou a tribuna da Câmara para esclarecer dúvidas sobre o projeto de atualização da COSIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública), que gerou debates e circulou em redes sociais com informações incorretas.
O parlamentar criticou a circulação de fake news que afirmavam que a Câmara teria criado novos impostos ou taxas, esclarecendo que se tratava apenas de ajustes na COSIP, taxa já existente no município. Segundo ele, o objetivo é ampliar o uso dos recursos para serviços de modernização, especialmente na zona urbana.
“O que eu condeno é fake news. O que está sendo feito é apenas a ampliação do modo de utilização desses recursos para melhorar serviços de modernização. É importante deixar claro. Tentam pregar mentiras e colocar a população contra a Casa. Mas os mais pobres estão protegidos, e a taxa não incide sobre residências com energia solar. Os ricos é que vão pagar mais, e é justo que paguem”, afirmou.
Luciano Gomes destacou ainda a importância de priorizar investimentos em infraestrutura e serviços para a população mais vulnerável, seguindo princípios semelhantes aos do governo federal. Ele reforçou que o mandato busca levar obras, serviços e melhorias para bairros e distritos da cidade, com foco na qualidade de vida das pessoas.
Luciano reafirmou seu compromisso com investimentos na zona rural, especialmente no distrito de Bate-Pé, destacando que o mandato atua em parceria com outros vereadores para atender às demandas da população. “Tenho orgulho de ter levado ao governador Jerônimo a pauta da estrada de Bate-Pé, garantindo atenção especial à região. Mas não quero ser o pai da criança, o importante é que o povo seja atendido. O compromisso é com quem realmente precisa de ação do poder público, seja municipal, estadual ou federal”, destacou.
Por Camila Brito