Imagem Morador da comunidade de Santa Rita cobra solução para crise hídrica

Morador da comunidade de Santa Rita cobra solução para crise hídrica

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaTribuna LivreNotícia

19/09/2025 10:00:00


Na sessão desta sexta-feira (19) a Câmara Municipal de Vitória da Conquista recebeu na Tribuna Livre o morador da comunidade de Santa Rita, Cláudio Ortiz. Representando os moradores da localidade, ele expôs a grave situação hídrica enfrentada pela região e fez um apelo para que o poder público una esforços em busca de soluções.

“A comunidade de Santa Rita vem sofrendo com a seca que assola a nossa região, e nós observamos que o poder público tem pouco feito para aquela região. Inclusive tem um poço artesiano lá que ficou 520 dias desativado. Não é justo que a população tenha que pagar até R$ 300 por um caminhão-pipa para ter acesso à água, algo que é um direito básico”, destacou.

Ortiz também relatou os encaminhamentos já realizados, como abaixo-assinado, visitas à Embasa e à Secretaria de Infraestrutura Hídrica da Bahia, além da formalização de um processo junto à Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB). “Nós pedimos que Legislativo, Executivo e Estado se unam. É um absurdo a população ter que comprar água quando temos alternativas técnicas possíveis. Dois mil metros de rede seriam suficientes para levar água até a comunidade”, afirmou.

O morador reforçou ainda a necessidade de apoio da Prefeitura para que, em parceria com a Embasa, a situação seja resolvida. “Se cuidar da população não é da alçada da Prefeitura, fica meio complicado. Essa é uma questão social e de necessidade. Precisamos que a prefeita, a Embasa e o Estado, junto com esta Casa, somem forças para resolver de vez esse problema”, disse.

Ao final, Ortiz agradeceu o espaço concedido pela Câmara e o apoio recebido de vereadores, em especial de Cris Rocha, além da presença de representantes da comunidade, do sindicato e da Guarda Municipal. “Espero que, através desta Casa e da união dos poderes, possamos garantir água para o povo de Santa Rita, que tanto precisa”, concluiu.

Anuska Meirelles



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Outubro 2025
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31