Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaTribuna LivreNotícia
12/09/2025 10:10:00
Na sessão desta sexta-feira (12), José Marcos, representante do SINSERV - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, fez uso da tribuna livre para falar sobre o Projeto de Lei nº 32/2025, que está em tramitação na Casa. Ele relembrou que, na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão, foi criado o 14º salário como forma de incentivo. "Na época, alertamos que isso não daria certo, pois dependeria da existência de sobra de recursos — e seria destinado a todos, do porteiro ao professor —, mas nenhuma lei foi criada para garantir isso", disse Marcos.
Atualmente, o Sindicato está em negociação com a Secretaria de Educação para viabilizar esse pagamento. O PL 32/2025 propõe um prêmio para os profissionais que atingirem os maiores índices de desempenho, mas a intenção é que todos os servidores da Educação, sejam contemplados. De acordo com o representante, a Secretaria disse que pretende pagar a todos os funcionários, mas isso não está previsto de forma clara no texto da lei.
"É importante lembrar que dependemos de todos os profissionais para que a escola funcione — não apenas dos professores. Por isso, solicitamos que seja acrescentado ao artigo 32 uma emenda que inclua explicitamente todos os profissionais da educação, e não apenas professores e unidades escolares", destacou e finalizou: "A palavra o vento leva. Por isso, queremos que o compromisso esteja registrado na lei, garantindo o direito ao incentivo para todos os servidores envolvidos no funcionamento da escola".
Por Andréa Póvoas
RÁDIO CÂMARA: #PODCAST - Câmara Debate EP15 – Balanço das atividades legislativas no primeiro semestre de 2024
Veja mais episódios