Gabriela Garrido destaca prisão de assassino de Mãe Bernadete: “Quero parabenizar a Polícia Civil”
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaGabriela GarridoPV
12/09/2025 10:40:00
Durante a sessão desta sexta-feira (12), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, a vereadora Gabriela Garrido (PV) destacou a prisão de um dos acusados de envolvimento no assassinato da ialorixá Mãe Bernadete Pacífico, ocorrido há dois anos em Salvador. A prisão aconteceu durante uma operação policial considerada de grande sucesso na capital baiana.
Mãe Bernadete, liderança quilombola e religiosa do Território Quilombola Pitanga dos Palmares, foi brutalmente assassinada dentro de sua casa, após denunciar e resistir à presença do tráfico de drogas na região, que ameaçava invadir e controlar o território de povos originários.
“Foi uma prisão muito importante, resultado de uma operação exitosa. Quero parabenizar a Polícia Civil e todos os envolvidos na investigação e na captura desse criminoso. Esse é um passo importante para que esse crime bárbaro não fique impune e que a memória de Mãe Bernadete seja respeitada”, afirmou Gabriela Garrido.
O caso teve grande repercussão nacional e internacional, gerando protestos e mobilizações por justiça, especialmente por se tratar de uma liderança que já havia denunciado ameaças de morte antes de ser assassinada.
Por Andréa Póvoas