Na sessão da Câmara Municipal nesta sexta-feira (5), o vereador Diogo Azevedo (UB) destacou a importância da instalação do Hospital Universitário da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Vitória da Conquista e criticou o veto da Secretaria Estadual de Saúde ao projeto aprovado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
Segundo o vereador, o projeto já estava pronto e havia sido avaliado positivamente pela EBSERH, órgão federal responsável pela gestão de hospitais universitários, mas acabou sendo barrado em nível estadual. “Seria um importante ganho para a saúde da cidade, pois no projeto havia até tratamento de leucemia, que não temos aqui, além de outras ações que fortaleceriam o SUS em Conquista”, afirmou Diogo.
Diante do cenário, ele garantiu que vai liderar a mobilização em defesa da implantação do hospital. “Estarei encabeçando essa luta aqui na cidade, assim como a criação de uma Comissão Interinstitucional que solicitamos aqui na Casa para que a gente consiga trazer esse hospital para Vitória da Conquista”, explicou.
Ainda tratando do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), Diogo anunciou a conquista de uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para o Hospital Esaú Matos, fruto de articulação com o deputado estadual Thiago Correia (UB). Com isso, as emendas destinadas ao hospital pelo seu mandato já somam R$ 3,5 milhões desde dezembro.
O parlamentar também convocou os colegas da Casa Legislativa a buscarem recursos junto aos seus respectivos deputados: “Se cada um dos vereadores conseguir emendas com seus deputados federais para o Hospital Esaú, vamos conseguir melhorar o serviço para a população, pois só os recursos da cidade não dão conta. 15% do orçamento municipal destinados à saúde é pouco”, alertou.
Diogo ainda criticou a análise feita por um blog local, que mencionou o aumento na arrecadação do município, mas, segundo ele, ignorou o crescimento das despesas públicas, o que compromete a efetividade dos serviços prestados.
Ao final de sua fala, o vereador convidou a população para a audiência pública que será realizada no dia 18 de setembro às 16h, na Câmara Municipal, com o objetivo de discutir a viabilidade e os caminhos para a implantação do Hospital Universitário da UFBA em Vitória da Conquista.
Por Andréa Póvoas