Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotícia
07/08/2025 22:31:00
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista aprovou uma Moção de Aplauso ao paraciclista conquistense Ilano Couto, que conquistou o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Paraciclismo, realizado em Leme (SP), com a participação de mais de 180 atletas de todo o país.
A proposta, de autoria da vereadora Márcia Viviane (PT), reconhece a trajetória de superação do atleta, que também é caminhoneiro e viu sua vida mudar completamente após um grave acidente de caminhão, ocorrido em 2018.
Na época, Ilano ficou em coma por 21 dias e recebeu o diagnóstico de que, mesmo que sobrevivesse, teria poucas chances de recuperar qualidade de vida. A vereadora Márcia Viviane destacou que a história de Ilano é um exemplo de superação. “De sobrevivente a atleta. É assim que podemos definir a história de Ilano Couto”, afirmou.
Foi com a força da família, o apoio da esposa Tatiana Mendes e a dedicação dos médicos que Ilano conseguiu reescrever sua história. Em 2022, ele entrou oficialmente para o paraciclismo após passar por uma classificação funcional em São Paulo, ingressando na categoria MC5, considerada a elite da modalidade.
“De uma vida vegetativa a um título de campeão brasileiro, eu até me emociono em falar. É motivo de gratidão a Deus”, declarou Ilano. Ele também destacou a importância do reconhecimento da Câmara. “Para mim, a Moção de Aplauso é extremamente importante. Nós, atletas, precisamos de visibilidade tanto para o avanço na carreira quanto para a valorização dos patrocinadores, que tornam possível competir em alto rendimento, já que os custos são muito altos. Fico muito feliz com esse recoreconhecimento.
Por Kamile Cardoso