Muniz denuncia problemas no DETRAN e aumento abusivo em taxas de vistoria veicular
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaSubtenente MunizPDT
23/05/2025 11:10:00
Na sessão desta sexta-feira (23), o vereador Subtenente Muniz (PDT) fez um pronunciamento denunciando irregularidades e situações abusivas envolvendo o DETRAN da Bahia em Vitória da Conquista. O parlamentar destacou casos em que veículos apreendidos tiveram pertences pessoais retidos, alimentos perecíveis perdidos e a impossibilidade de realizar reparos nos veículos devido a entraves burocráticos.
O vereador relatou o caso de um cidadão que teve o carro apreendido e, por vender produtos perecíveis, sofreu prejuízo financeiro ao ter seus produtos estragados dentro do veículo sem autorização para retirá-los. “O cidadão não conseguiu tirar os produtos do carro, e eles se perderam. Isso não pode continuar acontecendo. É desumano!”, criticou Muniz. Segundo o vereador, até serviços simples como a troca de para-brisa se tornam inviáveis, pois o carro permanece retido e sem autorização para consertos.
Subtenente Muniz também denunciou o aumento excessivo na taxa de vistoria veicular em Vitória da Conquista, que saltou de R$ 145,00 para R$ 349,60 em um curto período. O vereador questionou a destinação desses valores e cobrou providências do Governo do Estado da Bahia, ao qual o DETRAN é vinculado.
“Não tem mais vistoria no próprio DETRAN. Agora você paga mais que o dobro do valor anterior para fazer em empresa credenciada. Para onde está indo esse dinheiro?”, indagou Muniz.
Ele ressaltou que os servidores do órgão e o diretor local do DETRAN não têm culpa, mas sim as esferas superiores do governo estadual, que, segundo ele, estão explorando a população. O vereador classificou a situação do DETRAN local como uma “caixa preta” e pediu o apoio dos demais parlamentares para que a Câmara exija explicações formais do governo estadual. “Temos que unir forças. Muita gente está sendo prejudicada, isso não pode continuar assim”, afirmou.
Por Giselle Trindade