Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotícia
22/04/2025 18:29:00
Na tarde desta terça-feira (22), os vereadores Edivaldo Ferreira Jr. (PSDB), Paulinho Oliveira (PSDB), Dra. Lara Fernandes (Republicanos), Subtenente Muniz (PDT) e Márcio de Vivi (PSD) participaram de uma reunião com representantes do grupo Mães Autistas Unidas, que atua em defesa das famílias atípicas do município. O encontro teve como foco a criação da Associação Mães Autistas Unidas e a apresentação de demandas relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A presidente do grupo, Nerisvalda Matos – acompanhada de Jaqueline Ferreira dos Santos e Gabriela Pereira Nunes – reforçou que a iniciativa que representa famílias com pessoas autistas e com outras deficiências, afirmando que a criação da associação tem como objetivo fortalecer a representatividade, ampliar o diálogo com os poderes públicos e buscar melhorias na rede de serviços públicos.
As mães apresentaram demandas nas áreas de educação, saúde física e mental, assistência social e inclusão. “Debatemos aqui tudo o que diz respeito à ação social e ao nosso grupo Mães de Autistas Unidas”, comentou Nerisvalda. Devido à falta de estrutura adequada e de profissionais qualificados, as famílias enfrentam desafios contínuos. Por isso, elas buscam apoio do governo, com o objetivo de garantir os direitos de crianças, jovens e adultos que vivem com o Transtorno do Espectro Autista.
O vereador Edivaldo Ferreira Jr., líder do governo na Câmara, destacou a importância da pauta e se comprometeu a encaminhar as demandas à prefeita Sheila Lemos (UB), reforçando a necessidade de políticas públicas mais efetivas para o público autista.
“Hoje tivemos uma reunião muito produtiva com as mães de autistas de Vitória da Conquista, que trouxeram a proposta de criação de uma nova associação na cidade. Também trouxeram várias demandas que estamos encaminhando à prefeita Sheila Lemos. A questão do autismo precisa de atenção, e vamos buscar, dentro das possibilidades da gestão pública, melhorar essa realidade. Esse diálogo é essencial para avançarmos na construção de políticas públicas voltadas para essa causa”, afirmou o parlamentar.
A reunião reforça o compromisso da Câmara Municipal com o fortalecimento das ações em prol da inclusão das famílias atípicas de Vitória da Conquista.