Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotícia
15/04/2025 20:50:00
A Ordem do Dia da Câmara Municipal de Vitória da Conquista para esta quarta-feira (16) revela uma intensa atividade parlamentar, com 68 proposições em pauta, abrangendo desde homenagens e reestruturações administrativas até indicações que reforçam a conexão direta entre os vereadores e as demandas cotidianas da população.
Entre os destaques, está o volume de projetos de lei voltados à nomeação de espaços públicos, como quadras, praças e ruas. São exemplos o projeto de lei nº 18/2025, que denomina a quadra do povoado São Joaquim como “Domingos José dos Santos”, e o nº 26/2025, que homenageia Carlos Correia Rocha com o nome de uma praça na Roseira.
Também estão em pauta matérias com potencial de impacto social, como o projeto nº 14/2025, que institui o selo “Empresa Amiga dos Autistas e Portadores de TDAH”, enquanto o nº 25/2025 cria o Programa de Saúde da Mulher Rural — iniciativas que apontam para um olhar sensível a grupos historicamente desassistidos.
A pauta está marcada ainda por um conjunto de projetos do Executivo Municipal voltados à reestruturação administrativa, como a criação da Secretaria Municipal de Esportes (PL Complementar nº 04/2025), a reestruturação da Secretaria de Meio Ambiente (PL Complementar nº 06/2025) e a alteração na denominação do Gabinete do Prefeito, que passa a se chamar “Gabinete da Chefia do Poder Executivo Municipal” (PL Complementar nº 09/2025). As matérias receberam pareceres favoráveis da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.
Outro aspecto relevante é o número expressivo de indicações dos vereadores à prefeita Sheila Lemos e secretários municipais, solicitando desde limpeza e roçagem de vias, reposição de lâmpadas, até pavimentações e instalação de redutores de velocidade. A Câmara reafirma, assim, seu papel de elo entre a população e o Poder Executivo.