Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresNotíciaTV Câmara
26/03/2025 08:14:00
O diretor de comunicação da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, jornalista Fábio Sena, esteve nesta segunda-feira (25) na sede da Fundação Paulo Jakson, em Salvador, para uma visita técnica à TV Assembleia. A agenda integra os esforços da Mesa Diretora para implantação da TV Câmara, um canal aberto que vai assegurar maior transparência e interlocução do Poder Legislativo com a comunidade regional. Ele esteve acompanhado do chefe de gabinete do Dep. Fabricio Falcão, Elvio Magalhães.
A Câmara de Vitória da Conquista foi contemplada no Programa Brasil Digital, do Governo Federal, a partir da inscrição feita pela Fundação Paulo Jakson, que explora serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, com fins exclusivamente informativos, educativos e culturais, bem como serviço de radiodifusão comunitária, serviço de retransmissão e repetição de televisão, operando as a TV Assembleia e a Rádio Assembleia.
Na Fundação, o diretor de comunicação foi recepcionado pelo diretor-administrativo Almir Pereira e pelo diretor de programação Bruno Leal, que o guiaram pelas dependências da TV Alba, apresentando o acervo de investimentos públicos que estão permitindo a expansão do sinal da emissora para mais de uma centena de municípios baianos, além de garantir maior produção de conteúdo próprio.
Almir Pereira esclareceu que a inclusão da Câmara de Vitória da Conquista no Programa Brasil Digital se deu no processo de expansão do sinal da TV ALBA, atualmente operando em 132 municípios baianos através dos canais abertos digitais 12.2 na região metropolitana e 9.2 no interior do estado e 40.2 em Barreiras. “O objetivo é interiorizar o conteúdo produzido pela TV ALBA, democratizando informação sobre as ações dos deputados, e permitindo que as câmaras também produzam conteúdo local”, disse.
Na última semana, o presidente da Câmara, vereador Ivan Cordeiro, esteve na Rede Legislativa, em Brasília, apresentando à equipe técnica federal o interesse do legislativo local de integrar o programa e implantar o mais breve possível a TV Câmara. “Não mediremos esforços para termos mais um instrumento de comunicação, permitindo à nossa população maior acesso à informação sobre o que acontece na Câmara, na assembleia e no Congresso Nacional”.
Segundo Fabio Sena, o esforço é implantar a TV Câmara ainda neste ano de 2025. Para tanto, pretende estreitar os laços com a Fundação Paulo Jakson. “O que vimos ontem na TV Assembleia nos permite afirmar que em muito breve teremos o sinal aberto digital. Nossos esforços serão sempre no sentido de produzir conteúdo local, democratizar o acesso ao que os vereadores produzem, reafirmando nossos compromissos com a transparência”, disse.