Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTMárcia Viviane
21/03/2025 11:10:00
Na sessão desta sexta-feira (21), a vereadora Viviane (PT) fez menção às comemorações deste dia 21 de março: Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e Dia Internacional da Síndrome de Down. Sobre este último, a vereadora informou que haverá uma audiência pública no dia 08 de abril de 2025, quando também será discutida a questão do autismo.
Viviane informou que o Governo do Estado, por meio do Projeto Voluntárias Sociais, em parceria com as Policlínicas Regionais de Saúde, fará algumas ações de atendimento de saúde e odontologia para as mulheres. Em Vitória da Conquista, será nos próximos sábado (22) e domingo (23), mas, para ter acesso, as mulheres precisam fazer agendamento prévio para as consultas, exames e atendimento odontológico, pelo site, aplicativo ou whatsapp.
A parlamentar também fez referência ao Projeto de Lei Complementar 3, de 18 de março de 2025, que dispõe sobre as diretrizes e normatizações relativas à gestão de cargos em comissão e funções de confiança, no âmbito do Poder Executivo Municipal. A lei é de autoria do executivo e está aguardando emendas até o dia 28 de março. “É importante que não só a bancada de oposição, mas todos os vereadores e vereadoras se debrucem sobre esse projeto de lei, porque traz algumas tratativas importantes para os cargos de confiança”.
A vereadora disse que enviará um requerimento ao governo, cobrando uma estimativa de custos e dos impactos no orçamento, uma vez que haverá mudança nos valores dos salários. A vereadora teme que não haja equidade quando, futuramente, a discussão girar em torno do plano de cargos e salários dos servidores municipais. Desta forma, considerou importante que os sindicatos que representam os trabalhadores também se debrucem sobre o PL que tem questões positivas e ao mesmo tempo “necessita de alguns esclarecimentos”.
Para finalizar, Viviane disse ter sido abordada por algumas pessoas, a respeito da paralisação da obra de asfaltamento que liga Pradoso a Bate Pé. Ela afirmou ter visto postagens no Instagram, onde os deputados Waldenor Pereira, Zé Raimundo e o superintendente de Transportes Terrestres da SEINFRA, Saulo Pontes, reafirmam que não há nenhum descumprimento por parte do contrato do Governo Estadual com a empresa, que já foi notificada para que retome imediatamente as obras, que já estão com 35% de execução e previsão de término em julho de 2025. Além desta obra, a vereadora também está acompanhando outro trecho que está recebendo asfalto: “Na semana passada estive no povoado da Roseira e adjacências, passando pela estrada de José Gonçalves - Caetanos, que também está em obras, de iniciativa do Governo do Estado, e que a gente também precisa estar acompanhando pois é uma obra que vai trazer muito desenvolvimento para a região”, concluiu.
Andréa Póvoas