“Seja bem-vindo, Dom Vitor”: Dudé convida para cerimônia de posse de novo arcebispo
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaLuis Carlos DudéUNIÃO BRASIL
21/03/2025 10:00:00
Na sessão desta sexta-feira (21), o vereador Luís Carlos Dudé (UB) celebrou a chegada do novo arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista, Dom Vitor Agnaldo Menezes, nomeado pelo Papa Francisco em 14 de fevereiro, e cuja posse acontecerá neste sábado (22). “Depois de um longo período sem bispo, hoje nós vamos receber Dom Vitor Agnaldo de Menezes. Bendito aquele que vem em nome do Senhor! Seja bem vindo, Dom Vitor, para cuidar do seu rebanho, da nossa igreja católica de Vitória da Conquista”, declarou.
Dudé informou que, após a chegada no aeroporto, será realizada uma carreata, percorrendo as ruas da cidade até a catedral metropolitana. No sábado (22), acontece a cerimônia de posse canônica na Catedral, e às 17 horas a celebração da Santa Missa na área de eventos do Parque de Exposições. “É o quarto arcebispo que chega à arquidiocese, que é muito nova. É tempo de festa”, celebrou.
O vereador Dudé destacou o projeto de lei de sua autoria que torna a Festa de Nossa Senhora de Fátima como patrimônio cultural e imaterial de Vitória da Conquista, segundo ele de fundamental importância para a comunidade católica. “É necessário conhecer a história de Vitória da Conquista para debater sobre ela. A zona oeste tem uma história que se confunde com a da cidade. Há mais de 80 anos quando os frades que saíram da construção da catedral e foram construir a paróquia de Fátima. Ai de nós se não fossem as mãos dos frades capuchinhos para alavancar a zona oeste. É preciso conhecer na essência a história da cidade", pontuou.
Dudé enfatizou a contribuição e participação da comunidade católica na construção da cidade. “Gente que chegou aqui fincou a sua estaca e está até hoje. Ora a cidade não foi construída por uma pessoa ou gestão, foi construída por muitas mãos”, finalizou.
Por Camila Brito