Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaPLIvan Cordeiro
20/03/2025 17:40:00
O presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro – acompanhado do chefe de gabinete, Rafael Nunes, e o procurador-geral, Flávio Farias –, esteve na Câmara Federal, em Brasília para saber mais sobre a possibilidade da instalação da TV Câmara em Vitória da Conquista, por meio do Programa Brasil Digital.
Recebido na Coordenação de Gestão Administrativa Rede Legislativa de Gestão, Ivan Cordeiro conversou com as técnicas Geane Vieira e Graciela Bertão sobre todos os procedimentos que necessários à instalação da emissora, já que o Poder Legislativo local foi contemplado pelo Governo Federal e poderá receber equipamentos de transmissão (transmissores e antenas). A previsão é de que Vitória da Conquista já receba a torre e o transmissor ainda este ano.
Segundo o presidente Ivan Cordeiro, a missão de sua visita foi, principalmente, demonstrar o interesse da Câmara na implantação de uma TV aberta para transmitir as informações do legislativo à comunidade. “Sabemos da importância desse equipamento para assegurar um dos princípios da administração pública que é a transparência”, disse.
O presidente afirmou que, com a TV Câmara, será possível transmitir as sessões plenárias e reuniões de comissões, além de fortalecer a cultura local com a transmissão de eventos políticos e sociais. “Vamos trabalhar para tornar realidade este sonho, até mesmo porque Vitória da Conquista dialoga com centenas de municípios e se consolida cada vez mais como capital regional”.
O Brasil Digital, programa promovido pelo Ministério das Comunicações, deve beneficiar cerca de 400 municípios com um serviço aberto e gratuito que proporciona qualidade de som e imagem superior à da TV analógica, além de permitir a recepção em dispositivos móveis, como celulares, e a interatividade, inclusive por meio da integração com conteúdo de internet.
“A nossa perspectiva é que dentro de três anos a gente consiga alcançar cerca desses 400 municípios com os canais abertos, uma forma de aproximar o legislativo da população, que será beneficiada com informações, notícias e com tudo que é tratado dentro da Câmara Municipal. Então, estamos desempenhando esse trabalho para viabilizar esses canais nos municípios que foram contemplados pelo programa”, explicou Graciela Bertão.
Geane Vieira, também do setor administrativo da Rede Legislativa, afirmou que o programa é voltado aos municípios que não têm condições financeiras de adquirir a TV, o que será facilitado pelo Brasil Digital. “Não só a Bahia, mas vários municípios têm essa carência de informações da Câmara dos Deputados e esse programa veio no momento muito bom para estar levando essas informações aqui da Câmara para a população no geral, e abranger também a Câmara Municipal, levando informação voltado mais para o município”.