Federação das Indústrias e presidência da Câmara discutem Região Metropolitana
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaPLIvan Cordeiro
17/01/2025 11:30:00
Aproximar a Câmara de Vereadores do desenvolvimento industrial da Região Sudoeste, mantendo um canal aberto de diálogo. Este foi o principal objetivo da visita de Antônia Bizerra, Articuladora do Sistema FIEB na região Sudoeste e Gerente Regional do SESI, ao presidente Ivan Cordeiro (PL), na manhã desta sexta-feira (17).
“Hoje é o início de um diálogo de conexão. É um momento para nos aproximarmos dos principais atores envolvidos no desenvolvimento industrial da nossa região e a gente não pode deixar de contar com o poder público para trazer benefícios para a indústria local. Já temos uma relação muito próxima com a prefeitura, com as secretarias e agora, a Câmara de Vereadores, onde tramita toda a legislação”, destacou a Articuladora.
Antônia trouxe um convite para um evento que acontecerá no próximo dia 28, com a presença de Carlos Henrique, presidente da Federação das Indústrias e os principais executivos da FIEB, diretores do SESI, SENAI, Superintendência IEL. “Haverá uma pauta específica para o governo municipal e a presença do presidente da Câmara é indispensável para a gente”, afirmou.
Na reunião, Antônia também solicitou apoio da Câmara quanto a duplicação da BR-116, no entorno do distrito industrial, para diminuir a incidência de acidentes envolvendo trabalhadores da indústria; a questão do abastecimento de água, com a discussão das barragens; as quedas constantes de energia; a ampliação do Distrito Industrial e a criação da região metropolitana, que considerou a grande pauta do momento: “A FIEB tem acompanhado e sabemos que o projeto já está posto. A gente quer ouvir como está e entender, para que possamos ter um posicionamento de representação enquanto Federação das Indústrias”.
O presidente reforçou a importância de visitas como essa para o fortalecimento das relações institucionais: “É uma visita que a gente recebe com muita alegria, porque fortalece as nossas pautas e também fortalece essas duas instituições, tanto a Câmara como a FIEB. Além disso, aprofundamos o tema a respeito da Região Metropolitana do Sudoeste, que com certeza vai trazer muito desenvolvimento para a indústria, e a gente conta com esse apoio da FIEB”.
A Federação das Indústrias do Estado da Bahia.
Formada pelas entidades SESI (Serviço Social da Indústria), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e o CIEB (Centro das Indústrias do Estado da Bahia), a Federação das Indústrias tem por base 46 sindicatos patronais e representa os interesses da indústria.
Essas entidades oferecem serviços e apoio no âmbito da educação, saúde e segurança, no desenvolvimento de lideranças e carreiras, de inovação tecnológica, de pesquisa e desenvolvimento, fazendo com que a indústria tenha o suporte necessário para crescer, se tornar competitiva. O objetivo do sistema é colocar a Bahia como referência no segmento industrial.
*Por: Andréa Póvoas