16/01/2025 10:01:00
Muito mais do que produção de multas, o sistema de radares para controle de velocidade de veículos automotores (motos e carros) busca trazer paz no trânsito e na cidade de Vitória da Conquista. A fase educativa se encerrou nesta quarta (15), dando início, a partir de hoje (16), às penalidades, caso o motorista ou motociclista ultrapasse os limites de velocidade indicados pela sinalização.
De acordo com a Prefeitura Municipal, a tecnologia conhecida como Muralha Digital, também irá atuar como ferramenta de vigilância da cidade, ajudando a detectar e responder a incidentes de segurança em tempo real. Incorpora ainda dispositivos leitores de placas (OCR) que transmitem a informação da placa para os agentes de trânsito, que terão acesso a veículos eventualmente procurados pelas autoridades policiais e judiciárias. Em conjunto com as câmeras de monitoramento, o sistema permite a implementação de estratégias mais eficazes de policiamento e gerenciamento de tráfego. A ideia é trazer segurança de maneira geral.
Por enquanto 11 vias estão sendo monitoradas com pontos de fiscalização eletrônica. As mais longas podem conter mais de um radar, como no caso das Avenidas Integração, Juracy Magalhães, Luís Eduardo Magalhães e J. Pedral.
Rua Siqueira Campos e Avenidas Laura Nunes, Vivaldo Mendes, Presidente Vargas, Brumado, Paraná e Frei Benjamim, estão com apenas um radar, cada.
Foto: Divulgação | Secom PMVC