Imagem Sessão ordinária evidencia demandas e investimentos na zona rural de conquista

Sessão ordinária evidencia demandas e investimentos na zona rural de conquista

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaNotícia

06/09/2024 11:00:00

Demandas da zona rural, falta d´água e estradas foram os principais assuntos debatidos na sessão ordinária, realizada no Plenário Carmen Lúcia, na manhã desta sexta-feira, 06. Além disso, os parlamentares votaram e aprovaram projetos e indicações para beneficiar a população.

O vereador Alexandre Xandó (PT) falou sobre o Projeto de Lei de sua autoria, que institui o Dia Municipal do Skate, BMX e Patins. Xandó defendeu a consolidação dessas práticas esportivas como ferramentas de inclusão e cidadania, a ser comemorado anualmente, no dia 21 de agosto. Ele defendeu ainda a criação de politicas públicas voltadas para as práticas esportivas, a reforma do Ginásio de Esportes Raul Ferraz e a construção de uma pista de Skate para oportunizar e acolher os jovens da cidade.

O Vereador Ricardo Babão (PCdoB) falou sobre os avanços obtidos na zona rural em prol da melhoria de vida da população. Comemorou conquistas como ambulâncias, estradas e tantos outros benefícios conquistados para centenas de famílias. Citou o deputado Fabrício Falcão (PCdoB) como um grande apoiador no desenvolvimento conquistense, principalmente com a zona rural

O vereador Dr Augusto Cândido (MDB) utilizou o seu tempo de fala para cobrar a realização de intervenções  na zona rural. “Com os recursos do FINISA, votei favorável pelo empréstimo com a condição de que fossem destinados benefícios para a zona rural. Mas afinal, a zona rural vai continuar esquecida?”, questionou. Augusto relatou ainda  a situação de diversas localidades que sofrem com a falta de um olhar atento da gestão pública, e que, ao votar no Finisa, almejou e indicou a construção de pontes nos Povoados de São Mateus e Geribá. “O povo vai ficar ilhado mais uma vez pois as chuvas estão prestes a chegar e nada foi feito”, lembrou o vereador. Ele disse também  que seus familiares residem na região do Iguá e que aquela população sofre com quedas de energia constantes,  sendo necessário a troca do transformador. Finalizou afirmando que sua fala será incansável e que continuará lutando pelo desenvolvimento de toda a cidade.

Chico Estrella (PDT), iniciou seu pronunciamento na tribuna falando sobre falta d´água na zona rural e afirmou que, juntos, todos vão lutar para que essas demandas sejam resolvidas. Ele afirmou que poços artesianos resolveriam o problema de água na zona rural.  Finalizou criticando ações machistas que vem acontecendo no processo político da cidade afirmando que a justiça está sendo feita.

O vereador Edjaime Bibia (MDB) contestou a fala dos colegas vereadores que dizem que a zona rural de Vitória da Conquista está abandonada. “A zona rural não está abandonada! Quem anda nas estradas da zona rural, consegue empreender uma velocidade de até 80km por hora” disse ele. Bibia pontuou a reforma de quase 70% das escolas da zona rural, com merenda de qualidade, e transporte coletivo. Citou a falta de abastecimento em algumas localidades, como sendo algo inevitável, e lembrou que se trata de uma obrigação da EMBASA. Bibia falou sobre a situação da barragem do Rio Catolé, que segundo ele, levou rios  de dinheiro e a obra continua parada.  “Há 5 anos fizemos uma visita lá e vimos muitas maquinas, uma obra abandonada e ninguém fala nada”, lamentou. Para ele, por conta disso a população precisa ficar dependente de carro pipa. O vereador Bibia qualificou a gestão como uma administração feita com transparência e competência, sem perseguição com o funcionário público.

Setembro 2024