Imagem SESSÃO ORDINÁRIA: Audiências para discutir orçamento de 2025 foi aprovada na Câmara

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaNotícia

04/09/2024 11:26:00

Na manhã desta quarta-feira, 04, os parlamentares participaram de mais uma sessão ordinária, realizada no plenário Carmen Lúcia , para discutir projetos que se encontram em tramitação na Casa do Povo. Dentre as pautas do dia, estava o requerimento solicitando a realização de duas audiências públicas para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentária – LDO referente ao ano de 2025. As audiências serão realizadas nos dias 05 e 12 de setembro, às 15 horas, no plenário Carmen Lúcia. Além disso, foram discutidos ações voltadas para saúde, educação e infraestrutura na cidade.

Satisfeito com obras da cidade - Adinilson Pereira (UB), usou a tribuna da casa para fazer um balanço do seu mandato. Ele contou que vem percorrendo toda a cidade e destacou a obra feita na Lagoa da Bateias. Citou também melhorias no bairro Lagoa das Flores, declarando uma satisfação com relação ao crescimento e desenvolvimento da cidade de Vitória da Conquista.

Olhar mais pra educação e saúde - Vereador Dr. Augusto Cândido (MDB), falou sobre as necessidades básicas da população conquistense, que por muitas vezes não recebe a devida atenção. Para Augusto, o município deve se preocupar com questões relacionadas a melhor qualidade na educação e assistência a saúde básica, “a maioria fica debatendo aquilo que é importante pelo ponto de vista eleitoral e se esquecendo de debater aquilo que de fato é bom para a população”.

O vereador falou da sua preocupação enquanto legislador, com a qualidade das unidades de saúde, pois a saúde básica do município possui muitas deficiências, que precisam de um olhar cuidadoso da gestão, “durante esses três anos e meio, tenho trabalhado nesse sentido”, finalizou.

Cidade Mais segura da Bahia - Nelson de Vivi (PSDB),  iniciou seu pronunciamento falando sobre diversos prêmios que a cidade de Vitória da Conquista recebeu nos últimos anos.  Lamentou a violência no estado da Bahia, ressaltando que “graças a Deus nossa cidade  é a mais segura da Bahia, fugindo dessa estatística”, disse.  Citou o trabalho realizado pela guarda municipal e pelas policias militar, civil e rodoviárias estadual e federal e a polícia federal. Nelson finalizou relatando diversos projetos que estão sendo realizado no município em prol da população.

“onde está a cidade que não cresce?” - O vereador Luís Carlos Dudé (MDB), disse não entender aqueles que tentam qualificar a cidade como uma cidade destruída, “querem pregar Vitória da Conquista como uma terra arrasada”, e lembrou das diversas obras em andamento e aquelas que ainda serão iniciadas, e que a cidade terá um parque aquático na região oeste, iniciativas que prometem alavancar o turismo, e questionou: “onde está a cidade que não cresce?”.

Dudé ressaltou que a voz nas ruas traduzem o sentimento e visão das pessoas que chegam na cidade com o intuído de morar e investir, “é aqui nesta terra que quero fazer meu investimento”, e que são pessoas que vem com embasamento, fazem pesquisa, estudo, e entendem que esta é um cidade que está crescendo passo a passo, marcas de uma gestão que se empenha em trabalhar para pessoas e para o desenvolvimento do município. Ele falou do seu orgulho em fazer parte dessa trajetória, de ter sido líder do saudoso Herzem Gusmão, e de ajudar a construir uma gestão que tem cuidado com as pessoas, levando qualidade de vida, com reforma de escolas, pavimentação, iluminação e segurança pública.

Eleição suspensa na OAB pela Justiça Federal - O vereador Chico Estrella (PDT) se mostrou preocupado sobre uma possível cooptação partidária da OAB, afirmando que esse fenômeno poderia comprometer a independência da instituição e enfraquecer sua capacidade de representar efetivamente a advocacia e a sociedade civil. “Aqui em Vitória da Conquista, a OAB tem servido de escada para interesses políticos partidários”, declarou. Nesse sentido, comentou a decisão da Justiça Federal que suspendeu os efeitos da eleição realizada pelo Conselho Seccional da OAB-BA, que elegeu Wendel Silveira para o cargo de presidente da subseção da Ordem de Vitória da Conquista. A eleição ocorreu em 12 de junho de 2024, um dia após o edital de convocação para as eleições ser publicado. O vereador lembrou a eleição relâmpago na OAB se deu após a saída da ex-presidente do órgão para concorrer as eleições municipais de Vitória da Conquista.

Setembro 2024