Imagem Câmara Municipal celebra Dia do Maçom em audiência pública

Câmara Municipal celebra Dia do Maçom em audiência pública

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresAudiência PúblicaNotícia

27/08/2024 21:00:00

Na noite desta terça-feira, 27, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou uma audiência pública para celebrar o Dia do Maçom, comemorado em 20 de agosto. O evento homenageou a contribuição dos maçons para a sociedade. O evento contou com a presença de diversos representantes da maçonaria local, autoridades municipais e membros da comunidade.

A sessão foi iniciada pelo vereador Valdemir Dias (PT), que destacou a importância da maçonaria na promoção dos valores de fraternidade, justiça e solidariedade. “Hoje é um dia especial para reconhecer o trabalho e o compromisso dos maçons em nossa comunidade. A maçonaria tem um papel histórico e relevante em nosso município, e é fundamental que sua contribuição seja celebrada e valorizada”, afirmou o edil, que também é maçom.

Os representantes das lojas maçônicas locais compartilharam suas experiências e projetos em andamento, ressaltando o impacto positivo de suas ações nas áreas de assistência social e educação. A audiência também incluiu homenagens prestadas pelos Demolays e Filhas de Jó.

Dr. Carlos Bernard Moreno Cerqueira Silva iniciou sua palestra agradecendo pela oportunidade de explorar a relação entre a Maçonaria e o Grande Arquiteto do Universo. Ele ressaltou que via essa oportunidade como "uma possibilidade de aprendizado" e uma forma de "expressar gratidão" à família maçônica.

O Dr. Carlos explicou que a Maçonaria deve ser compreendida pelos frutos que produz, afirmando que "qualquer relação, inclusive a relação existente entre a Maçonaria e o Grande Arquiteto do Universo, pode e deve ser reconhecida pelos frutos que ela produz". Ele destacou que a Maçonaria visa "materializar a relação com o Grande Arquiteto do Universo através da construção de um templo interior", refletindo-se na prática do amor e da solidariedade.

Ele também enfatizou que, apesar de variações e contextos locais, a Maçonaria mantém princípios sólidos e universais. A avaliação da Maçonaria deve focar nos frutos que ela produz, como um reflexo de sua moral e ética. Para ilustrar sua argumentação, o Dr. Carlos Bernard mencionou marcos históricos como 1850 e 1919, demonstrando como a Maçonaria promove a solidariedade e a formação da juventude.

Concluiu sua palestra afirmando que a verdadeira relação da Maçonaria com o Grande Arquiteto do Universo se reflete na transformação interna de seus membros. Ele sublinhou que a Maçonaria "guarda estreita relação de intimidade com o Grande Arquiteto do Universo", manifestando-se quando cada maçom consegue "adornar com beleza a sua intimidade e o seu templo interior".

Ao final da audiência, o vereador Valdemir Dias (PT), agradeceu a todos os participantes e reforçou o compromisso da Câmara Municipal em apoiar as iniciativas maçônicas e promover o diálogo entre a maçonaria e a comunidade. “Esta audiência foi uma oportunidade valiosa para celebrar e reconhecer o trabalho dos maçons. Estamos comprometidos em continuar apoiando e colaborando com as ações que visam o bem-estar de nossa sociedade”, pontuou.

A audiência homenageou maçons que tem atuação em Vitória da Conquista e região, relembrando todas as palestras proferidas nessas Audiência Públicas, desde 2017.

Setembro 2024