Imagem Câmara realiza sessão ordinária nesta quarta-feira

Câmara realiza sessão ordinária nesta quarta-feira

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaNotícia

14/08/2024 11:01:00

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 14, mais uma sessão ordinária no plenário Carmen Lúcia, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Dentre os assuntos discutidos na sessão estavam esporte, saúde e educação. Além disso, os parlamentares votaram e aprovaram projetos de Lei  e indicações que visam a melhoria  na qualidade de vida dos conquistenses.

Secretaria de Esportes - Edivaldo Ferreira Júnior (PSDB) falou sobre uma reunião com desportistas conquistenses para discutir o futuro do esporte na cidade. Pediu atenção dos eleitores na hora do voto, na avaliação e conhecimento dos planos de governo principalmente no que diz respeito ao esporte. E defendeu a criação da secretaria municipal de esportes.

Dengue - A vereadora Márcia Viviane (PT) chamou a atenção para o alto número de casos de dengue em Conquista, mesmo no período do inverno, quando normalmente a incidência cai. “Mesmo nesse período de inverno Vitória da Conquista continua sendo uma das cidades que mais notifica dengue”, apontou ela. “Vitória da Conquista está tendo alto índice de infestação (do mosquito da dengue) nos bairros. Por isso o carro fumacê. Isso demonstra a ineficiência em tomar as medidas preventivas necessárias para controlar os focos de dengue”, completou ela.

A falta de respostas, configura descaso com a população - Vereador Dr. Augusto Cândido, salientou que a vacina é uma forma efetiva para conter a dengue, e que houve falha dos poderes federal, estadual e municipal, pelo não fornecimento da vacina no município. Chamou atenção da secretaria de mobilidade para o descaso com o usuário do transporte público, ele disse ainda que, o silencio afeta a gestão e trás insatisfação para o povo, pois a falta de respostas configura o descaso com as necessidades da população.

Negligencia do Governo Estadual e Federal em Conquista - O vereador Chico Estrella (PDT) voltou a defender a criação da Secretaria Municipal de Esportes como mecanismo de políticas públicas para inclusão social. “Esse equipamento será crucial na contribuição de uma sociedade mais justa, saudável e integrada”, afirmou. O vereador rebateu as críticas feitas pela vereadora Márcia Viviane (PT) à Secretaria Municipal de Saúde lembrando dos sucessivos cortes orçamentários feitos pelo Governo Federal. Ele lembrou também que a vacina contra a dengue foi negada ao município pelo Ministério da Saúde, disponibilizando o resto de imunizantes de outras cidade após pressão da comunidade local. “Qual propriedade tem a vereadora Márcia Viviane para criticar a Secretaria Municipal de Saúde?”, questionou o edil, responsabilizando o Governo da Bahia e o Governo Federal pelos indicadores do município. “Eles negligenciaram as demandas que são de responsabilidade deles”, pontuou.

Saúde Municipalizada - Valdemir Dias (PT) falou sobre a saúde em Vitória da Conquista, criticou ações da atual gestão e lembrou que a saúde é municipalizada. Pediu atenção dos eleitores nas eleições deste ano  e ressaltou projetos antigos criados em outras gestões e que funcionam até hoje, dando o exemplo da UPA.

Obra importante - O vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) destacou a obra de pavimentação da estrada entre Bate Pé e Pradoso. “Uma obra complexa que eu mesmo imaginava que seria demorada, mas o governo já vem trabalhando intensamente para viabilizar melhor acesso àquele importante distrito”, disse o parlamentar que parabenizou o Governo do Estado pelo Projeto de Ocupação do espaço do antigo aeroporto com um complexo  que prevê diversas estruturas como áreas comerciais, residenciais e o Centro de Convenções. “Projeto extraordinário para ocupar aquela área do antigo aeroporto, inclusive com o Centro de Convenções”, elogiou ele.

Outubro 2024