Imagem RÁDIO CÂMARA: #PODCAST - Câmara Inclusiva EP15 - Direitos do Idoso

RÁDIO CÂMARA: #PODCAST - Câmara Inclusiva EP15 - Direitos do Idoso

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaFernando JacaréRádio Câmara FM 90.3#podcast - Câmara Inclusiva

11/06/2024 09:53:00

Junho violeta foi tema de mais um podcast Câmara Inclusiva

Na tarde desta segunda-feira,10, foi ao ar pela Radio Câmara 90.3 e pelo Youtube Camaravc, mais um episódio do PodCast Câmara Inclusiva. Apresentado pela jornalista Carla Simões, a edição do programa contou com a participação do vereador Fernando Jacaré (PT) e do advogado  Wendel Silveira, para falar sobre a campanha Junho Violeta, mês de consciencialização sobre a violência contra a pessoa idosa.

O advogado começou sua participação explicando o que é considerado direito da pessoa idosa, segundo a constituição federal e o estatuto do idoso, criado em 2003. Ele ressaltou que segundo a legislação “é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar à pessoa idosa, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.

Jacaré lembrou da importância de se debater o tema, com o objetivo de levar ao conhecimento da população a situação de vulnerabilidade que muitos idosos passam. Falou sobre uma audiência pública que será realizada no próximo dia 18, na Câmara de Vereadores, para se discutir o assunto: “Vamos reunir autoridades e pessoas de instituições que desenvolvem um ótimo trabalho voltado para os idosos, para discutirmos políticas públicas para essas pessoas”, contou.

Durante a entrevista, foram apresentados dados alarmantes sobre violência ao idoso, das mais variadas formas, penalidades previstas em lei e como a sociedade pode ajudar na consciencialização contra a violência ao idoso.

Julho 2024