Imagem RÁDIO CÂMARA: #PODCAST - Câmara Debate EP13 - Debate sobre a criação de uma CPI na saúde

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaRádio Câmara FM 90.3Alexandre Xandó Chico Estrella #podcast - Câmara Debate

20/05/2024 19:34:00

No último episódio do podcast da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereadores da oposição e situação se reuniram para discutir a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a saúde pública no município. O episódio, lançado na segunda-feira, 20, trouxe à tona um debate acalorado sobre as alegações de má gestão e a necessidade de maior transparência nos recursos destinados ao setor de saúde.

O Contexto da CPI

A ideia de criar a CPI da Saúde ganhou força após a deflagração da Operação Dropout, da Polícia Federal.  As questões relacionadas a essa investigação foram amplamente discutidas durante o episódio, com os vereadores Chico Estrella (PDT) e Alexandre Xandó (PT), apresentando diferentes perspectivas sobre a necessidade e a urgência de uma investigação formal.

O Debate no Podcast

O vereador Alexandre Xandó (PT), defensor fervoroso da CPI, argumentou que uma investigação minuciosa é crucial para garantir a transparência e a eficiência no uso dos recursos públicos. "A população merece respostas claras e ações efetivas. Precisamos investigar as irregularidades e corrigir os problemas para garantir um atendimento de qualidade", afirmou.

Em contraponto, o vereador Chico Estrella (PDT) expressou preocupação sobre o potencial uso político da CPI e a efetividade das investigações. "Precisamos de soluções práticas e rápidas para os problemas da saúde, e não de uma CPI que pode se tornar um espetáculo político. Existem outras formas de melhorar a gestão e a fiscalização dos recursos", argumentou Estrella.

Desdobramentos e Expectativas

O episódio do podcast destacou que a composição da CPI será votada nos próximos dias, durante sessão na Câmara Municipal.

Se aprovada, a CPI terá a autoridade para convocar testemunhas, requisitar documentos e conduzir investigações detalhadas sobre contratos, compras de insumos e medicamentos, além da administração dos hospitais e unidades de saúde municipais.

Confira o episódio do Câmara Debate

Junho 2024