Imagem Câmara realiza sessão especial de dia das mães

Câmara realiza sessão especial de dia das mães

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão SoleneNotícia

10/05/2024 11:43:00


O Dia das Mães foi comemorado no plenário Carmen Lúcia, durante sessão especial, realizada na manhã desta sexta-feira, 10. A atividade contou com programação musical, e  homenagens a mães de Vitória da Conquista. A sessão, que já é uma tradição na Casa, foi proposta pela vereadora Lúcia Rocha (MDB), através da resolução 2002/2014.

Saúde pública e espaços de lazer - Lúcia abriu a sessão lembrando da importância de se refletir sobre o que é uma cidade boa para mães e seus filhos. Lembrou que é fundamental uma saúde pública que funcione. “Uma mãe com o coração tranquilo é aquela que sabe que o sistema de saúde estará lá quando seus filhos precisarem. E a realidade de Vitória da Conquista está bem distante disso”, falou. Ainda segundo a vereadora, outro ponto fundamental para uma mãe são as praças e parques. “São locais onde as crianças deveriam brincar e desenvolver suas habilidades sociais e físicas ao ar livre, em contato com a natureza” e criticou a situação dos espaços públicos de lazer de Vitória da Conquista. Desejou que que cada mãe possa se sentir amada nessa data especial. “Que cada mãe conquistense seja lembrada como aquela que dá a vida e merece todo carinho e reconhecimento, por todas as mães: a guerreira, amiga, fiel, cuidadora, a mãe que se dedica aos seus filhos com zelo e amor”, concluiu.

Principal papel - A atleta e empresária Alane Alves Santos destacou que a mulher exerce múltiplos papéis e destacou que nenhum é mais desafiador e mais estimulante que ser mãe. “Sinto-me honrada em estar aqui representando as mães conquistenses, reconhecidas pelo amor inabalável, dedicação incansável e de uma força extraordinária. Somos filhas, netas, alunas, atletas, musicistas, mas, sem dúvida, o papel mais desafiador e estimulante que exercemos é o de ser mãe”, disse ela.

“Ser mãe é alimentar o filho com o próprio corpo” - A servidora estadual, Juliana Chaves Almeida, agradeceu a oportunidade e parabenizou todas as mães que lutam diariamente para garantir a criação dos seus filhos. Ela aproveitou a oportunidade para homenagear as mães recitando uma poesia. “Ser mãe é alimentar o filho com o próprio corpo”, afirmou com a poesia. Juliana agradeceu também a presença dos seus filhos, demonstrando gratidão pelas alegrias da maternidade.

Luta diária - A comerciante Cátia Silene destacou que ser mãe é uma luta diária, que ultrapassa os limites do lar. “Nós mães sabemos a luta que enfrentamos todos os dias. Somos mães no nosso trabalho, na nossa igreja, na sociedade. Esse papel é extremamente importante”, disse ela, rogando a Deus que abençoe as mães. “Nos dando paciência, discernimento para continuarmos gerando cada vez mais filhos e filhas para fazer dessa nação um país melhor”, concluiu ela.

“Mãe que fez toda a diferença, Maria mãe de Jesus”- A pastora Luciana Souza Ribas, do ministério HUIOS, citou a passagem bíblica que está no livro de1 Timóteo (TM2:1), que fala sobre a missão de ser mãe, e citou como referência, a vida e exemplo da mãe que fez toda a diferença na vida da humanidade, Maria mãe de Jesus. Luciana citou o filosofo João Crisóstomo – que traz a realidade de dois sacrifícios, o de Cristo com sua entrega pela salvação e conversão do mundo, e o sofrimento de Maria mãe que entregou o seu filho, pois a vida de uma mãe é vida de sacrifício por amor, se trata de uma missão. Ela trouxe o questionamento sobre a mãe ideal, “existe um padrão de mãe que é ideal? Não, todas as mães são importante e tem sua própria identidade, mãe sem limites”, afirmou lembrando que os limites das mães são testados desde o início desse grande desafio, para depois fazer a entrega dos filhos para o mundo, assim como a mãe de Jesus. “Maria não entregou seu filho no Calvário de qualquer forma, mas enviou para uma missão. As mães tem o papel de educar homens e mulheres para entregá-los ao mundo e fazer um mundo melhor, mesmo nas limitações” concluiu.

Trabalho para as mães - Viviane Ferreira, secretária de Políticas para as Mulheres, representando a prefeita Sheila Lemos, lembrou da importância das mães para sociedade. Parabenizou todas as mães presentes, ressaltando a importância de cada uma. “Todo trabalho desempenhado pela nossa prefeita é pensado em nós mães, que somos as maiores representantes do povo”, contou, lembrando que nem sempre é possível se fazer tudo de uma vez só, mas que “sempre trabalhamos para buscar o melhor para cada munícipe”. 

Dores das mães - A ex-vereadora e ex vice-prefeita, Irma Lemos, destacou que a data exige que as pessoas se lembrem também das dores enfrentadas pelas mães. “Nesse momento, a gente sabe quantas mães estão passando por dores, muitas dores porque perderam seus filhos, porque seus filhos estão presos, sumiram, e quando a gente fala não podemos esquecer das mães do Rio Grande do Sul, muitas vendo seus filhos morrendo e não podendo fazer nada”, lembrou ela.

“Toda mulher carrega consigo um pouco de Maria” - O líder do governo, vereador Luís Carlos Dudé (MDB), homenageou a ex vice-prefeita Irma Lemos, destacando sua trajetória de vida e a sua contribuição para todo município. Ao apresentar uma canção em louvor à Maternidade vivida por Maria, mãe de Jesus, Dudé enalteceu o protagonismo da mulher no plano divino de redenção da humanidade. “Toda mulher carrega consigo um pouco de Maria, mãe de todos nós, símbolo despolitizado”, declarou. O vereador homenageou a mãe dele, Dona Geni, agradecendo por todo empenho na condução da sua família.  “Em nome de todas as mulheres, quero homenagear a minha Mãe, Dona Geni, essa mulher de 85 anos, devota de Nossa Senhora das Vitórias. Que nossa Senhora de Fátima possa interceder por todas as Mães desta cidade”, pontuou.

Campanha Maio Furta Cor - A vereador Márcia Viviane (PT), falou do desafio de ser mãe, “sou mãe de trigêmeos Ana Laura, Ana Bela e João Luís”, e enfatizou o tema da Campanha Maio Furta Cor, que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna ao longo de todo o mês de maio, e o dia 8, como dia nacional de sensibilização da saúde materna. Viviane disse que a maternidade é sublime e missão de Deus, mas que oferece muitos desafios, por isso chamou atenção para a importância de um movimento que cuide da saúde das mães e não apenas da saúde física, mas principalmente da saúde mental. “A saúde mental é  visto como Tabu. Focamos nas queixas físicas e não damos atenção as que estão escondidas, as mentais” disse. Ela falou também da importância de que todas as mulheres estejam em uma rede de apoio, e recebam um olhar de sensibilidade, cuidado e afeto. Finalizou parabenizando todas as mães, “todas as mães que se dedicam integralmente, abdicando muitas vezes de sua carreira para exercer seu papel e dar o melhor para seus filhos”, pontuou.

Vinculo entre mãe e filho - Herminio Oliveira (PP), Presidente da Casa, disse que o importante é reconhecer que nem todas as mães são iguais e lembrou dos diversos tipos de mães, ressaltando que a importância é o vínculo que se é criado entre mãe e filho. “As mães que não estão mais aqui entre nós, agradecemos pelo legado e amor que nos foi dado”, disse.

Mães homenageadas :


 

Vereadoras Homenageadas: Márcia Viviane e Lúcia Rocha
Homenageada: Zuleide de Oliveira Vereador: Del. Marcus Vinicius
Homenageada: Maria Nice Lima Mota Vereador: Adinilson Pereira
Homenageada: Glenda Félix Vereador: Alexandre Xandó
Homenageada: Rita de Cassia Correia Longuinhos Vereador: Dr. Augusto Cândido
Homenageada: Maria Josefa Almeida Vereador: Edjaime Rosa - Bibia
Homenageada: Mª Nubia de Lemos Ferreira Vereador: Edivaldo Ferreira Jr.
Homenageada: Lusinete Cardoso Dantas Vereador: Chico Estrella
Homenageada: Hilda Madalena da Silva Prado Vereador: Dinho dos Campinhos
Homenageada: Neilde Rodrigues Souza Vereador: Dr. Andreson Ribeiro
Homenageada: Mª Lúcia da Silva Jesus Vereador: Fernando Jacaré
Homenageada: Jaine Sousa Silva dos Santos Vereador: Herminio Oliveira
Homenageada: Marluce Maria da Silva Dutra Vereador: Ivan Cordeiro
Homenageada: Solange Margonato de Oliveira Vereadora: Lúcia Rocha
Homenageada: Maria Neuza Fernandes Lima Vereador: Luciano Gomes
Homenageada: Ângela Maria Gusmão de Oliveira Vereador: Luis Carlos Dudé
Homenageada: Naete Xavier Ruas Cruz Vereador: Nelson de Vivi
Homenageada: Nilza Valadares da Silva Gomes Vereador: Nildo Freitas
Homenageada: Ivaneide Macedo Brito de Paula Vereador: Ricardo Babão
Homenageada: Mª Cezaria Reis Silva Vereador Subtenente Muniz
Homenageada: Aureni Lima Santos Vereador: Valdemir Dias
Homenageada: Naiana Oliveira dos Anjos Vereadora: Márcia Viviane
Homenagem as integrantes da Mesa de Honra

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Junho 2024
14

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30