Imagem Câmara Municipal de Vitória da Conquista Homenageia Constituintes Municipais em Audiência Pública

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaEdivaldo Ferreira Jr.

12/12/2023 22:21:00

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou na noite desta terça-feira, 12, uma Audiência Pública para homenagear os constituintes municipais. Na ocasião, compareceram ex-vereadores que estiveram presentes na época da promulgação da Lei Orgânica em 1990. O tema foi uma iniciativa do mandato do vereador Edivaldo Ferreira Jr. (PTB), na ocasião, compareceram ex-vereadores que estiveram presentes na época da promulgação da Lei Orgânica em 1990.

Constituinte Municipal - Edilvado Ferreira, compartilhou sua trajetória que culminou na criação da Constituinte Municipal. Vitória da Conquista, ressaltou Ferreira, teve uma representação exemplar na elaboração da Constituinte Estadual, participando ativamente do processo. O desdobramento natural levou à discussão da Lei Orgânica do Município, uma Constituinte Municipal antes inexistente para o estado da Bahia como um todo. Rememorando as dificuldades enfrentadas, Ferreira destacou a escassez de recursos na época. "Lembro-me de pedir assessoria, mas tínhamos recursos limitados; fazíamos a economia de palito. Éramos extremamente cautelosos com o dinheiro público", recordou.

Importância das iniciativas - Clóvis Flores, em sua fala na Tribuna da casa do povo, expressou sua alegria em participar da audiência que homenageia os ex-vereadores da cidade. Além disso, Flores cumprimentou todos os presentes e em especial o vereador Edivaldo pela iniciativa da ação.

“Noite de felicidade e alegria” - O radialista Pedro Massinha enalteceu o vereador Edivaldo Ferreira Jr (PTB) por trazer à pauta uma audiência pública que resgata a rica história do poder legislativo de Vitória da Conquista. "É uma noite de felicidade e alegria para mim estar aqui, participando e honrando os vereadores que dedicaram seu trabalho ao povo de Vitória da Conquista", expressou Massinha, evidenciando o significativo propósito da audiência pública proposta.

"Eu sou um homem de dever" - O ex-vereador de Vitória da Conquista, Osvaldo Pedro, destacou a relevância da Lei Orgânica para o município durante sua década de serviço na Câmara Municipal. Em suas palavras, Pedro enfatizou seu comprometimento com o cumprimento do dever público durante seus anos de mandato, “eu sou um homem de dever, cumpri meu dever em 10 anos nessa casa”.

"Sou mais missionário do que político" - O ex-vereador Sgt. Absolon Pereira revisitou os dias em que ocupava uma cadeira na Câmara Municipal, destacando as ações sociais emblemáticas de seu mandato. Pereira, que há 30 anos deixou a cidade, anunciou seu retorno, trazendo consigo uma série de projetos inovadores. Durante o evento, o ex-vereador compartilhou sua contribuição à Lei Orgânica, revelando ter apresentado cinco propostas significativas, entre elas, a criação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, uma iniciativa que permanece em vigor até os dias atuais. Pereira declarou que "sou mais missionário do que político", ressaltando seu compromisso com causas nobres e projetos de impacto positivo.

Acolhido pela comunidade - O ex-vereador Adail Paixão, expressou sua felicidade por há 48 anos ter chegado em Conquista e ter sido acolhido pela comunidade. Além disso, destacou sua felicidade por ter tido a oportunidade de servir a essa comunidade durante um período de quatro anos, “sinto me feliz e honrado por ter tido a oportunidade de ter servido a essa comunidade por quatro anos”.

Benefícios da Lei Orgânica - O ex-vereador Joaquim Alves, um dos que contribuíram para a Lei Orgânica, expressou sua alegria em participar da Audiência Pública, relembrou do seu mandato e afirmou que a Lei Orgânica trouxe diversos benefícios para o município.

"É preciso ler e estudar" - O ex-vereador Paulo Brito, destacou sobre sua amizade com os outros vereadores que atuaram junto com ele. Além de falar sobre o passado, considerando aqueles tempos como mais propícios. Ele também enfatizou a importância da educação no contexto atual. Segundo suas palavras, "é preciso ler e estudar", ressaltando a relevância do conhecimento para o progresso individual e coletivo.

Paixão por Vitória da Conquista - O vereador Edjaime Rosa Bibia (MDB) ofereceu elogios ao colega Edivaldo Ferreira Jr. (PTB), reconhecendo não apenas sua juventude promissora, mas também sua dedicação à cidade. O parlamentar expressou sua admiração pela iniciativa do colega de homenagear os ex-vereadores, destacando a significativa contribuição desses líderes na construção de Vitória da Conquista. No seu quarto mandato, Bibia expressou sua gratidão por ter a oportunidade de contribuir para o crescimento da cidade. Ele revelou sentir uma paixão imensa por Conquista e destacou o papel do ex-vereador Paulo Brito, que, segundo Bibia, visualizou o crescimento da cidade, e hoje, Vitória da Conquista reflete essa visão.

Ao término da audiência, os ex-vereadores foram homenageados pela sua dedicação à comunidade, e pela participação na Lei Orgânica do Município.

Maio 2024