Imagem Câmara Municipal comemora os 60 anos da CDL durante Audiência Pública

Câmara Municipal comemora os 60 anos da CDL durante Audiência Pública

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaValdemir Dias

06/12/2023 21:41:00

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista promoveu na noite desta quarta-feira, 06, uma Audiência Pública em homenagem ao 60° aniversário da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista (CDL).

A iniciativa foi do mandato do vereador Valdemir Dias (PT), que afirmou que a CDL tem desempenhado um papel proeminente no desenvolvimento econômico conquistense. Segundo ele, “o trabalho da instituição alavancou o comércio a um outro patamar e hoje é uma força que move o setor empresarial”, ressaltou.

Parceria Sicoob e CDL - Presidente do Sicoob CredConquista, Paulo César Oliveira contou brevemente a história da criação do banco, ressaltando que a CDL teve um papel essencial nesta, uma vez que cederam o primeiro espaço que o Sicoob atuou em Vitória da Conquista. “Os R$14.600 que começamos hoje se somam mais de R$204 milhões”, celebrou, destacando que sem a CDL isso não teria sido possível.

Vitória da Conquista é uma cidade genuinamente empreendedora - O Secretário da SIM Comércio, Paulo César Correia Andrade, destacou em sua fala a competência de Conquista como uma cidade genuinamente empreendedora. “Em 1968 nasce o CDL da nossa cidade e hoje completa 60 anos, isso significa que desde esses longínquos tempos Vitória da Conquista já mostrava seu grau empreendedor e inteligência de entender o cooperativismo.”

Dedicação incansável - Em um gesto de reconhecimento e admiração, o presidente da ACEVIC, Raimundo Filho, expressou seus calorosos parabéns à CDL pelos 60 anos de dedicação incansável ao desenvolvimento da comunidade. Destacando a notável trajetória da instituição, Filho elogiou as diversas iniciativas, projetos e campanhas de impacto, ressaltando, em especial, a beleza e significado das celebrações natalinas.

Parceria entre CDL e seguranças locais - O Tenente Coronel PM Silvio Berlink Santos expressou sua gratidão por fazer parte do aniversário de 60 anos da CDL, mesmo não sendo um nativo de Vitória da Conquista. Em um gesto significativo, o Tenente Coronel agradeceu por ter participado ativamente de três décadas do evento. “Desses 60 anos, 30 eu estive presente com muita honra e alegria”. Sua presença constante ao longo desses 30 anos é testemunho do comprometimento e da importância da CDL na comunidade, consolidando ainda mais a parceria entre a instituição e as forças de segurança locais.

“A CDL nos apresentou a prefeita Sheila Lemos” – O vereador Chico Estrella parabenizou a liderança de Márcio Pedro, atual diretor da instituição, e ressaltou a revitalização do centro comercial, que é uma peça-chave no desenvolvimento do município. O edil ainda reconheceu a importância crucial da CDL para o panorama econômico local, fundamental para a geração de empregos e o crescimento do comércio. “Neste sexagésimo aniversário, é digno de aplausos o papel desempenhado pela CDL, que não apenas impulsionou o sucesso da prefeita Sheila Lemos, mas também destacou a competência administrativa que permeia a gestão da cidade”, ressaltou.

Fortalecimento conjunto - A prefeita Sheila Lemos, integrante da União Brasil (UB), expressou sua satisfação em participar ao lado de seus colegas lojistas no evento comemorativo dos 60 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Em sua fala, a prefeita compartilhou sua familiaridade com a história da CDL, reconhecendo alguns dos nomes mencionados durante a apresentação histórica. Destacando sua experiência à frente da presidência da CDL por dois biênios, “foi a CDL que me ensinou isso, me ensinou que nós podemos trabalhar não só para o nosso próprio comércio, mas para o fortalecimento de todos assim se fortalecer junto”. A prefeita demonstrou gratidão pela contribuição da CDL em seu crescimento pessoal e na promoção do desenvolvimento econômico local.

Inovação e desenvolvimento - O presidente da CDL, Márcio Pedro da Costa, enfatizou o desafio de presidir a instituição, relacionando a celebração dos 60 anos com a pavimentação da Rio-Bahia, que solidificou o setor comercial como componente essencial da base econômica da cidade, representando 80% do PIB local. Ele ainda destacou as iniciativas recentes da CDL, como o Empreende Mulher, que criada no início do ano, já conta com 100 associadas que se reúnem semanalmente para desenvolver projetos. Ele ressaltou a importância dessa representação feminina no comércio, evidenciando o compromisso da CDL com a diversidade e o fortalecimento do papel das mulheres no setor. Márcio manifestou sua esperança de contribuir para o desenvolvimento e inovação do varejo, fazendo votos para que a instituição continue trilhando uma história de sucesso.

Os ex-presidentes da CDL também foram reconhecidos e homenageados por suas gestões durante a Audiência Pública. Além disso, o evento contou com uma palestra do advogado e co-fundador do HUB Conquista, Victor Dutra, sobre "Liderança Empresarial Inovadora: Estratégia e Inovação ao Alcance de Todos". A apresentação ofereceu insights práticos sobre inovação no contexto empresarial. O evento apresentou o compromisso da CDL com o desenvolvimento contínuo e a participação no crescimento financeiro do município.