Imagem RÁDIO CÂMARA: #PODCAST - Câmara Debate EP06 - Debate analisa impactos da seca na zona rural de Vitória da Conquista(Apresentação Daniel Silva)

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaLuciano GomesRádio Câmara FM 90.3 #podcast - Câmara Debate

06/11/2023 18:56:00

O podcast "Câmara Debate" discutiu nesta segunda-feira, 6, os transtornos causados pela seca na zona rural de Vitória da Conquista, trazendo à tona uma discussão crucial sobre o impacto dessa situação na vida das comunidades locais.

“A seca tem sido uma questão persistente que afeta gravemente a região nordeste do Brasil, e Vitória da Conquista, na Bahia, não é exceção. A situação tem se agravado nos últimos anos, com chuvas escassas e a redução dos recursos hídricos, o que tem causado desafios significativos para os agricultores e moradores da zona rural”, destacou o vereador Luciano Gomes (PCdoB), convidado desta edição.

Neste episódio, foram abordados diversos aspectos da seca e suas implicações na vida das pessoas que vivem na zona rural de Vitória da Conquista. Entre os tópicos discutidos, destacam-se:

Impacto na agricultura: A seca tem prejudicado gravemente a produção de alimentos, forçando os agricultores a lidar com perdas significativas nas safras. Muitos agricultores estão enfrentando dificuldades financeiras devido à quebra de safra.

Escassez de água potável: A falta de chuvas também levou à escassez de água potável, afetando o abastecimento nas comunidades rurais. Muitos moradores enfrentam longas jornadas em busca de água.

Migração rural-urbana: Como resultado da seca, houve um aumento na migração de pessoas da zona rural para a área urbana em busca de oportunidades econômicas e melhores condições de vida. Isso tem causado mudanças na demografia da região.

Ação do governo: Foram discutidas as medidas tomadas pelo governo local para lidar com a seca, incluindo programas de assistência, projetos de irrigação e esforços de conscientização sobre o uso responsável da água.

Confira o episódio:

Maio 2024