Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaHermínio Oliveira
25/09/2023 14:57:00
O presidente da Câmara Municipal, vereador Hermínio Oliveira (PODE) esteve reunido nesta segunda-feira, 25, com a prefeita Sheila Lemos (UB), empresários e comerciantes para discutir medidas que viabilizem a revitalização do centro comercial de Vitória da Conquista. Na ocasião, os representantes do Poder Público puderam ouvir atentamente as demandas da classe empresarial sobre as necessidades de melhorias para o polo comercial.
O aumento no número de vagas para estacionamento, reformas de calçadas, criação de alamedas e a organização do comércio praticado pelos ambulantes no centro da cidade foram algumas das demandas apresentadas pelos empresários e comerciantes. “O centro comercial de Vitória da Conquista sempre foi, e ainda é, o coração pulsante da nossa atividade econômica. No entanto, em muitas localidades do centro, essas áreas têm enfrentado grandes desafios e que, infelizmente, afetam sua vitalidade. Por isso, a revitalização do centro comercial tornou-se uma prioridade para administração municipal e para os empresários, mas essa tarefa não é nada simples”, declarou o presidente da Câmara Municipal.
A prefeita Sheila Lemos também destacou algumas mudanças no comportamento de consumo e que exigiram dos comerciantes locais uma melhor adaptação. “O que existe hoje é uma série de mudanças e de desafios que demandam uma abordagem estratégica e colaborativa para revitalização do comércio de Vitória da Conquista. Nós queremos ouvir os comerciantes e sinalizar para eles aquilo que podemos fazer e o que não temos condições de executar”, afirmou a prefeita.
Para os comerciantes, um dos principais obstáculos para a revitalização do centro comercial é a mobilidade urbana. Eles reclamaram de congestionamentos, falta de estacionamento e classificaram o sistemas de transporte público como inadequado. “Isso afasta os consumidores, que buscam comodidade e facilidade de acesso”, afirmou o empresário Falcão. A categoria cobrou do Poder Público a elaboração de uma proposta que pudesse contemplar os principais trechos do comércio da cidade, viabilizando uma economia mais dinâmica para o município. Além disso, sugeriram também a construção de edifícios de estacionamento como alternativa para falta de vagas no Centro da cidade. Segundo o empresário Luciano Bomfim, “esses equipamentos estão se destacando como infraestruturas essenciais para o desenvolvimento sustentável das cidades”.