Imagem Andreson critica aumento de impostos imobiliários em Conquista

Andreson critica aumento de impostos imobiliários em Conquista

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPCdoBDr Andreson Ribeiro

30/08/2023 11:00:00

O vereador Andreson Ribeiro (PCdoB), iniciou seu pronunciamento, durante a sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 30, no Plenário Carmen Lúcia, parabenizando os membros do SINSERV e todos os corretores de imóveis pelo dia, comemorado no último dia 27. “Não temos muito o que comemorar, pois estamos tendo muitos aumentos nos impostos municipais, o que vem atrapalhando o trabalho do corretor de imóvel”, lamentou.

Andreson afirmou que existe um problema na gestão fiscal da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e explicou que “o imposto que aumenta pela alíquota, tem que passar pela Câmara”, explicou. O vereador explicou ainda a forma como se deu o reajuste de tributos como IPTU e ITBI.  “O que se aumentou foi o ITBI e IPTU e a base de cálculos foi feito por consultoria, sem nenhuma transparência. Isso acabou reajustando valores de imóveis na cidade. Tem IPTU com aumento de 400% e isso é um absurdo. O ITBI da mesma maneira, sem transparência, tudo através de decreto”, declarou.

Ainda segundo o parlamentar, pessoas que já pagaram uma guia de cerca de R$ 1.000, estão sendo chamadas lá para complementar, “as vezes seis sete mil reais a mais. Isso é um absurdo, é uma cobrança absurda, isso está esfriando ainda mais o mercado imobiliário em nossa cidade”, completou.  Ele finalizou criticando a falta de transparência do município, pois não é, segundo o vereador, disponibilizado, para que o contribuinte, o laudo, para que o mesmo possa exercitar seu direito: “Isso é uma injustiça, é uma gestão insensível, pois ainda vivemos a era pós pandemia”, pontuou.